Estágio supervisionado: relato de observação e regência numa escola de ensino fundamental em Tauá-CE, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2304Palabras clave:
Ensino-Aprendizagem, Ensino de ciência, Vivência da prática.Resumen
O Estágio supervisionado tem como finalidade instruir o acadêmico no exercício da docência, assim como, conjeturar sobre as atuações futuras como professor. O objetivo do trabalho é delinear as observações feitas durante o estágio observatório bem como a prática docência. O estágio foi realizado em uma escola de ensino fundamental do município de Tauá-CE, no 6º ano A e B. Foi utilizado como ferramenta tecnológica e suporte pedagógico no processo ensino/aprendizagem: data show, notebook, laser, imagens interativas, vídeo e aplicação de um jogo didático abordando os temas: as estruturas e dinâmicas da terra e as relações entre os fatores bióticos e abióticos para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula, tendo como referência o livro Companhia das Ciências 6º ano, ed Saraiva, 4º ed-2015. A maioria dos alunos consideram 55,55% ótimo a atuação do estagiário, 11,11% médio, 33,33 % bom, e 0% ruim. Os alunos do 6º ano B consideram 89,66% ótima a atuação do estagiário, 0% médio, 10,34% bom 0% ruim. A pesquisa mostrou que 100% dos alunos consideram que o conteúdo das aulas foi passado com clareza e utilizado de ferramentas diferenciadas para ensinar. Este trabalho servirá como apoio para o exercício da profissão professor, onde o conhecimento vivenciado em sala de aula foi importante para perceber o quão relevante é a profissão docente e que quando o profissional se encontra e se entende nessa condição de exercer sua futura profissão, perde-se um pouco do medo em relação ao novo que ele busca.
Métricas
Citas
Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Brasil (2005). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf
Brasil (2008). Educação. Proibição, equipamento de comunicação, celular, tablet. Lei Nº 14.146, DE 25.06.08 (D.O. DE 30.06.08). https://belt.al.ce.gov.br/index.php/legislacao-do-ceara/organizacao-tematica/educacao/item/5366-lei-n-14-146-de-25-06-08-d-o-de-30-06-08
Brasil (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. MEC, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file
Brasil. Ministério da Saúde (2012). Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Internet]. Diário Oficial da União, nº 12, 13 jun 2013. 2012. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Ceará (2007). VOLUME 01: Projeto Político pedagógico: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAFIDAM. p83. Limoeiro do Norte-CE. http://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/35/2018/03/projeto_pedagogico_ciencias_biologicas.pdf
Ceará - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. (2009). IPECE. https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/09/Taua_2009.pdf
CNE/CES, Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. (2002). Resolução CNE/CES 7, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES07-2002.pdf
CNE/CP, Conselho Nacional de Educação/Concelho Pleno. (2002). Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em 20 de abr. 2019
CNE/CP, Conselho Nacional de Educação/Concelho Pleno. (2002). Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf
Ferreira, V. F. (1998). As tecnologias interativas no ensino. Química Nova, 21(6), 780-786, dez./mar. 1998. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40421998000600019
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. (17ª ed). Paz e Terra. http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_do_oprimido.pdf
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia Saberes necessários á prática educativa. (25ª ed). Paz e Terra. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. (4ª ed). Atlas. http://www.uece.br/nucleodelinguasitaperi/dmdocuments/gil_como_elaborar_projeto_de_pesquisa.pdf
Google Maps, (2019). Tauá CE, Aiuaba, CE. https://www.google.com/maps/dir/Tau%C3%A1,+CE,+63660000/Aiuaba,+CE,+63575000/@6.2895742,40.4803141,10z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x7981f5e5dd26ed9:0x852be5ade2b98798!2m2!1d40.2935452!2d6.0076879!1m5!1m1!1s0x7988676c9659a43:0x6934a5b7207feff2!2m2!1d40.1181793!2d-6.5716166!3e0
Goulart, N. M. R. (2010). O impacto da inclusão tecnológica na instituição de educação infantil: A história que mudou a face de uma escola. [Monografia - Graduação em Pedagogia/Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS]. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39551/000825113.pdf?...1
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Tauá. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/taua/panorama
Lima, M. A. (2013, 23-26 setembro). Estágio supervisionado na educação infantil: implicação na formação inicial. Título [Apresentação oral]. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Parana. Curitiba. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7930_5005.pdf
Lima, M. S. L. (2008). Reflexões sobre o estágio/ Prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, 8(23), 195-205, jan./abr. 2008. https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4015/3931
Melo, J. A. C. de, Marinho. R. O. de., & Silva. F. A. F. (2016, 13-16 julho). Estágio supervisionado: relato de regência numa escola da rede pública de ensino fundamental do estado de Alagoas [Apresentação PÔSTER]. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo – SP. http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4947_3578_ID.pdf
Passerini, G. A. (2007). O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. [Dissertação - Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina]. Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000126402
Pimenta, S. G. (2010). O estágio na formação de Professores: unidade teoria e prática? (9ª ed). Cortez. http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/612.pdf
Ribeiro, C. V. S., & Mancebo, D. (2313). O Servidor Público no Mundo do Trabalho do Século XXI. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(1), 192-207. 2013. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000100015
Schneider, E. M., Fujii, R. A. X., & Corazza, M. J. (2017). Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), 5(9), 569-584, dez. 2017. https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157/100
Silva, L. V. B. da., Monte, M. J. do., Galvão, N. M. S. dos., & Correia, J. J. A. (2017). Características Qualitativas da Pesquisa Científica: Uma visão para pesquisas qualitativas e quantitativas. Id On Line Rev. Multidisciplinar e de Psic, 11(35), 607-614, maio. 2017. https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/590/1068
Silva, M. F. A. da., & Guidotti, V. (2019). Relatório de estágio supervisionado: anos iniciais do ensino fundamental. Join, VI encontro internacional de jovens investigadores, 1-12. https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/join/2019/TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID675_21082019105436.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Elivan Custodio Araujo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”