Estágio supervisionado: relato de observação e regência numa escola de ensino fundamental em Tauá-CE, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2304Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Ensino de ciência, Vivência da prática.Resumo
O Estágio supervisionado tem como finalidade instruir o acadêmico no exercício da docência, assim como, conjeturar sobre as atuações futuras como professor. O objetivo do trabalho é delinear as observações feitas durante o estágio observatório bem como a prática docência. O estágio foi realizado em uma escola de ensino fundamental do município de Tauá-CE, no 6º ano A e B. Foi utilizado como ferramenta tecnológica e suporte pedagógico no processo ensino/aprendizagem: data show, notebook, laser, imagens interativas, vídeo e aplicação de um jogo didático abordando os temas: as estruturas e dinâmicas da terra e as relações entre os fatores bióticos e abióticos para auxiliar os alunos na compreensão do conteúdo estudado em sala de aula, tendo como referência o livro Companhia das Ciências 6º ano, ed Saraiva, 4º ed-2015. A maioria dos alunos consideram 55,55% ótimo a atuação do estagiário, 11,11% médio, 33,33 % bom, e 0% ruim. Os alunos do 6º ano B consideram 89,66% ótima a atuação do estagiário, 0% médio, 10,34% bom 0% ruim. A pesquisa mostrou que 100% dos alunos consideram que o conteúdo das aulas foi passado com clareza e utilizado de ferramentas diferenciadas para ensinar. Este trabalho servirá como apoio para o exercício da profissão professor, onde o conhecimento vivenciado em sala de aula foi importante para perceber o quão relevante é a profissão docente e que quando o profissional se encontra e se entende nessa condição de exercer sua futura profissão, perde-se um pouco do medo em relação ao novo que ele busca.
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