Teoria da Atividade como ferramenta para analisar o trote universitário

Autores/as

  • Carina Patrícia Correia de Aguiar Universidade da Madeira. Funchal, Portugal
  • Eduardo Fermé Universidade da Madeira. Funchal, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2432

Palabras clave:

Trote Universitário, Análise de Comunidades, Teoria da Atividade

Resumen

O trote universitário (ou praxe académica em Portugal) é uma prática universitária para marcar o ingresso dos novos estudantes nas universidades. Esta prática tem sido, desde as suas origens, alvo de polémicas motivado por o acontecimento de episódios violentos durante os trotes com consequências muitas vezes trágicas. Na literatura, numerosos estudos analisam este fenómeno. Neste artigo propomos a utilização da Teoria da Atividade (TA) como ferramenta para a analise desta prática. Identificaremos ao longo do texto os diferentes componentes da prática do trote, associando-os aos conceitos que compõem uma análise em TA.

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Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Aguiar, C. P. C. de ., & Fermé, E. (2023). Teoria da Atividade como ferramenta para analisar o trote universitário . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2432

Número

Sección

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas