A construção do pensamento algébrico pelo estudante surdo a partir de uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2457Palabras clave:
Pensamento Algébrico, Estudante Surdo, Aprendizagem Matemática, LibrasResumen
O presente artigo trata de uma pesquisa que tem como objetivogeralanalisar as especificidades da construção do pensamento algébrico pelos estudantes surdos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental a partir de uma Revisão Sistemática e como objetivos específicos: identificar as recomendações curriculares - Base Nacional Comum Curricular (2017) e Currículo de Pernambuco (2019) relativas à construção do pensamento algébrico por estudantes do Ensino Fundamental; recuperar no Portal de Periódicos CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses (BDTD) e no Google Acadêmico pesquisas que tratem da construção do pensamento algébrico ou da aprendizagem de saberes matemáticos por estudantes surdos; apontar as recomendações da literatura sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico por estudantes surdos do Ensino Fundamental. O estudo foi orientado por uma abordagem metodológica do tipo Revisão Sistemática da Literatura com base nos Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análise (PRISMA) e partiu de buscas de artigos e dissertações nas bases de dados Portal de Periódicos CAPES, BDTD e Google Acadêmico. Foram levantados 2.727 estudos. Após a aplicação dos critérios de inclusão ou de exclusão selecionou-se nove estudos à revisão. Os resultados apontaram que os estudantes surdos, assim como os estudantes ouvintes, apresentam particularidades na construção de saberes matemáticos, sobretudo na unidade temática Álgebra.
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