O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

  • Maria Estela Silva Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Yslane Reis Santos Bomfim Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil, https://orcid.org/0000-0002-7738-2057
  • Fernanda Alves Torres Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Evanilson Landim Alves Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Nancy Lima Costa Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2801

Palabras clave:

Pensamento Algébrico, Ensino, Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar o processo desenvolvimento do pensamento algébrico dos 138 estudantes que participaram da oficina com foco nos conceitos algébricos, enfatizando alguns equívocos ocorridos durante a resolução de uma tarefa, que contemplou o primeiro momento da vivência. O intuito da atividade foi estimular o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de situações-problema incomuns às técnicas mecânicas utilizadas com frequência em sala de aula, baseando-se nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Os participantes pertenciam a seis turmas, sendo três do 8° ano e as outras três do 9° ano.  A análise das tarefas foi subsidiada pela Teoria dos Campos Conceituais (TCC), que buscou entender como o indivíduo adquire um determinado saber e as melhores condições para o seu desenvolvimento. Os dados obtidos permitiram inferir que, apesar de os estudantes compreenderem as concepções da Álgebra contempladas na atividade, nota-se que o maior obstáculo está na transformação da linguagem materna para a linguagem algébrica, apontando para a importância de abordagens pedagógicas, que auxiliem os estudantes na compreensão dessa transição.

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Biografía del autor/a

Maria Estela Silva, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

 Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Yslane Reis Santos Bomfim, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Fernanda Alves Torres, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Evanilson Landim Alves, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Nancy Lima Costa, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Citas

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Publicado

2024-03-09

Cómo citar

Silva, M. E., Bomfim, Y. R. S., Torres, F. A., Alves, E. L., & Costa, N. L. (2024). O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental. Diversitas Journal, 9(1), 252–268. https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2801

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