O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental

Autores/as

  • Maria Estela Silva Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Yslane Reis Santos Bomfim Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil, https://orcid.org/0000-0002-7738-2057
  • Fernanda Alves Torres Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Evanilson Landim Alves Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,
  • Nancy Lima Costa Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2801

Palabras clave:

Pensamento Algébrico, Ensino, Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar o processo desenvolvimento do pensamento algébrico dos 138 estudantes que participaram da oficina com foco nos conceitos algébricos, enfatizando alguns equívocos ocorridos durante a resolução de uma tarefa, que contemplou o primeiro momento da vivência. O intuito da atividade foi estimular o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, por meio de situações-problema incomuns às técnicas mecânicas utilizadas com frequência em sala de aula, baseando-se nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Os participantes pertenciam a seis turmas, sendo três do 8° ano e as outras três do 9° ano.  A análise das tarefas foi subsidiada pela Teoria dos Campos Conceituais (TCC), que buscou entender como o indivíduo adquire um determinado saber e as melhores condições para o seu desenvolvimento. Os dados obtidos permitiram inferir que, apesar de os estudantes compreenderem as concepções da Álgebra contempladas na atividade, nota-se que o maior obstáculo está na transformação da linguagem materna para a linguagem algébrica, apontando para a importância de abordagens pedagógicas, que auxiliem os estudantes na compreensão dessa transição.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Estela Silva, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

 Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Yslane Reis Santos Bomfim, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Fernanda Alves Torres, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Evanilson Landim Alves, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Nancy Lima Costa, Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil,

Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco (PE), Brazil.

Citas

ALMEIDA, B; HUANCA,R. A álgebra e o seu ensino na atualidade: uma pesquisa do encantamento à aprendizagem. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56344>.

BOOTH, L. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: As ideias da álgebra, orgs. COXFORD, A.; SHULTE, A. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.

CEDRAN, D; KIOURANIS; N. Teoria dos Campos Conceituais: visitando seus principais fundamentos e perspectivas para o ensino de ciências. Curitiba: ACTIO, v. 4, n. 1, p. 63-86, jan./abr. 2019.

COELHO, F. U.; AGUIAR, M. A história da álgebra e o pensamento algébrico: correlações com o ensino. São Paulo: Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p.171-187, dez. 2018.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco - Ensino Fundamental. Recife: SEE, 2019. 612 p.

RIBEIRO, A; CURY, H. A álgebra, seu ensino e sua aprendizagem. In: RIBEIRO, A; CURY, H. Álgebra para a formação do professor. São Paulo: Autêntica. Cap. 1. p. 11-27. Coleção Tendências em Educação Matemática, 2015.

USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações de variáveis. In: As ideias da álgebra, orgs. COXFORD, A.; SHULTE, A. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.

VERGNAUD, G. Association Cognitive and Developmental Psychology and Research in Mathematics Education: SomeTheoretical and Methodological Issues. For the Learning of Mathematics, v. 3, p. 31-41, 1982.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget.Cap. 3, p. 155-191 , 1996.

Publicado

2024-03-09

Cómo citar

Silva, M. E., Bomfim, Y. R. S., Torres, F. A., Alves, E. L., & Costa, N. L. (2024). O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental. Diversitas Journal, 9(1), 252–268. https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2801