A utilização de jogos como estratégia pedagógica: um estudo de caso do projeto de extensão “Produção de material didático para o ensino de Geografia”
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i1.429Resumen
RESUMO: Este trabalho apresenta um relato de experiência do Projeto de Extensão “Produção de material didático-pedagógico para o ensino de Geografia”, do IFAL – Campus Maceió, desenvolvido com estudantes de uma turma do 9º ano de uma instituição de ensino fundamental localizada na região metropolitana da capital alagoana. As atividades foram centradas na aplicação de jogos didáticos e brinquedos pedagógicos como ferramentas de estímulo à aprendizagem de assuntos da disciplina de Geografia e tiveram como objetivo servir de alternativa aos processos tradicionais de construção do conhecimento comumente empregados em sala de aula, visando despertar o interesse dos educandos pela matéria e conteúdos envolvidos. Através da análise dos dados, percebe-se que, utilizando o lúdico, despertou-se o interesse dos alunos em relação às abordagens da disciplina, o que confirma, portanto, a eficácia da metodologia adotada.
Palavras-chave: Projeto de extensão, atividades lúdicas, ensino de geografia.
ABSTRACT: This article presents an account of Extension Project experience "of didactic and pedagogical materials for the teaching of geography," the IFAL - Campus Maceió, developed with students from a 9 of class year of a primary education institution located in the metropolitan area the capital of Alagoas. The activities were focused on the application of educational games and educational toys as stimulus tools to learning subjects of the discipline of Geography and were intended to serve as an alternative to traditional processes of knowledge construction commonly used in the classroom, aiming to arouse the interest of students in the subject and involved content. Through data analysis, it is clear that using the playful, aroused the interest of students in relation to approaches to discipline, which therefore confirms the effectiveness of the methodology.
Keywords: Extension project, recreational activities, citizenship, geography teaching.
Métricas
Citas
BASTOS, A. P. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de geografia. In: Geografia – Conhecimento Prático. Ed. 37, 2001. Disponível em: <http://migre.me/sTltA>. Acesso em: 04 fev. 2016.
CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Núcleos de Ensino da Unesp, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://migre.me/sTlF1>. Acesso em: 04 fev. 2016.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. (Coleção Ideias em Ação).
OLIVEIRA, J. G. R. et al. Produção e aplicação de jogos de geografia: uma experiência do projeto PIBID geografia – UENP. In: II Encontro de Divulgação de Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão PIBID, 2, 2013, Jacarezinho. Anais... Jacarezinho, 2013.
SAWCZUK, M. I. L.; MOURA, J. D. P. Jogos pedagógicos para o ensino da geografia. In: Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Curitiba: SEED/PR., 2011. V.1. (Cadernos PDE). ISBN 978-85-8015-063-6.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”