O estudo do comportamento da sucessão de Fibonacci através de diversas linhas de tendência associadas as suas respectivas equações matemáticas de regressão
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v3i3.622Resumen
A sucessão de Fibonacci é uma das sequências matemáticas mais conhecidas e bastante utilizada para explicar modelos da natureza. Diversas aplicações no ramo da computação, da biologia, das finanças, das artes, entre outras, tem a sucessão de Fibonacci como referencial. As linhas de Tendência são gráficos gerados por equações matemáticas que se ajustam a um conjunto de dados no intuito de estimar resultados futuros. Objetivou-se como este artigo avaliar o comportamento da Sucessão de Fibonacci através de diversas Linhas de Tendência utilizando como ferramenta a Regressão do Software Excel. Metodologicamente, a ideia é apresentar para cada Linha de Tendência sua equação matemática de Regressão e seu coeficiente de correlação Quatro Linhas de Tendências serão apresentadas: Linear, Exponencial, Logarítmica e Potência. A pergunta a ser respondida é: qual o melhor modelo de regressão que se ajusta a sucessão de Fibonacci? Desta forma, espera-se que este trabalho possa contribuir na aprendizagem de modelos de regressão nos diversos níveis de ensino da Educação Básica.
PALAVRAS-CHAVE: Sucessão de Fibonacci, Regressão no Excel, Linhas de TendênciaMétricas
Citas
NASCIMENTO, Edvaldo Lopes; SCHIMIGUEL, Juliano. Referenciais teórico-metodológicos: sequenciais didáticas com tecnologias no ensino de matemática na educação básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 115-126, 2017. Disponível em < http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/ index.php/rencima/article/view/1281> Acesso em: 22 de julho de 2018.
GUSMAO, Gisele de Araújo Prateado. A Sequencia de Fibonacci. DA OLIMPIADA, p. 55-71, 2003. Disponível em < https://jhcruz.mat.ufg.br/up/36/o/r4.pdf#page=61> Acesso em 23 de julho de 2018.
PEÇA, Célia Maria Karpinski. Análise e interpretação de tabelas e gráficos estatísticos utilizando dados interdisciplinares. 2012. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1663-8.pdf> Acesso em 23 de Julho de 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013. Disponível em < http://revistas.cesmac.edu.br/index.php/ psicologia/article/view/715 >. Acesso em: 21 de outubro de 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017. Disponível em < http://www.kentron.ifal.edu.br/ index.php/diversitas_journal/article/view/552/505> Acesso em 22 de julho de 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O uso de uma prova paramétrica para tomada de decisão em uma pesquisa de campo: um eficiente processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação & Tecnologia, n.17, p.1-10, 2017. Disponível em <http://revistas.utfpr.edu.br/pb/ index.php/revedutec-ct/article/view/2246>. Acesso em: 22 de julho de 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. INDAGAÇÕES DE UM PROFESSOR-PESQUISADOR SOBRE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. RACE-Revista da Administração, v. 2, p. 11-20, 2018. Disponível em < http://revistas.cesmac.edu.br/ index.php/administracao/article/view/815 >. Acesso em 21 de outubro de 2018.
TENÓRIO, André; DO NASCIMENTO, Carla P. V.; TENÓRIO, Thais. Uso do software Geogebra, blog, e-mail e whatsapp no estudo de Matemática. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v.19, 2017. Disponível em: < http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/07/Art10-vol19-julho2017.pdf> Acesso em: 23 de julho de 2018.
VALENTE, José A. et al. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, p. 11-18, 1999. Disponível em < http://usuarios.upf.br/~teixeira/livros/computador-sociedade-conhecimento.pdf> Acesso em 23 de julho de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Edel Alexandre Silva Pontes, Edel Guilherme Silva Pontes, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaine Ferreira dos Santos, Andréia Leodório Guarino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”