Participação popular na gestão do SUS: construção de um projeto de intervenção para fortalecimento do controle social
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-790Resumen
RESUMO: Objetivo: Apresentar a construção de um planejamento de intervenção para fortalecimento do controle social em uma unidade de saúde da família de Maceió-Alagoas. Método: Consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação cujo produto foi a construção de um projeto de intervenção com objetivo de fortalecer o controle social na UBS Dr. José Araújo Silva, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL. Para sua elaboração foram empregadas as reflexões dos autores-participantes. Resultados: Foram planejadas atividades de sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde por meio de oficinas; identificação de pessoas chaves da comunidade para a mobilização social com o objetivo de promover o fortalecimento do Conselho Local de Saúde; e construção de material educativo, pelos ACS em parceria com os integrantes do Projeto, para ser utilizado na sensibilização dos usuários da UBS e na comunidade. Conclusão: O controle social está garantido constitucionalmente desde 1988 e reforçou sua importância nas leis orgânicas da saúde por meio da criação dos conselhos e conferências de saúde. Espera-se com o presente planejamento estimular o protagonismo da comunidade usuária atendida pela UBS Dr. José Araújo Silva no processo permanente de construção do Sistema Único de Saúde, através do fortalecimento da adesão ao processo de controle social como estratégia de defesa dos interesses e das necessidades do bairro e da população.
PALAVRAS-CHAVE: Controle social; SUS; Estratégia Saúde da Família.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Claudio José dos Santos Júnior, John Victor dos Santos Silva, Valmir de Melo Gomes, Mara Cristina Ribeiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”