Participação popular na gestão do SUS: construção de um projeto de intervenção para fortalecimento do controle social

Autores

  • Claudio José dos Santos Júnior Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • John Victor dos Santos Silva Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Universidade de São Paulo
  • Valmir de Melo Gomes Secretaria Municipal de Saúde de Maceió
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-790

Resumo

RESUMO: Objetivo: Apresentar a construção de um planejamento de intervenção para fortalecimento do controle social em uma unidade de saúde da família de Maceió-Alagoas. Método: Consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação cujo produto foi a construção de um projeto de intervenção com objetivo de fortalecer o controle social na UBS Dr. José Araújo Silva, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL. Para sua elaboração foram empregadas as reflexões dos autores-participantes. Resultados: Foram planejadas atividades de sensibilização dos Agentes Comunitários de Saúde por meio de oficinas; identificação de pessoas chaves da comunidade para a mobilização social com o objetivo de promover o fortalecimento do Conselho Local de Saúde; e construção de material educativo, pelos ACS em parceria com os integrantes do Projeto, para ser utilizado na sensibilização dos usuários da UBS e na comunidade. Conclusão: O controle social está garantido constitucionalmente desde 1988 e reforçou sua importância nas leis orgânicas da saúde por meio da criação dos conselhos e conferências de saúde. Espera-se com o presente planejamento estimular o protagonismo da comunidade usuária atendida pela UBS Dr. José Araújo Silva no processo permanente de construção do Sistema Único de Saúde, através do fortalecimento da adesão ao processo de controle social como estratégia de defesa dos interesses e das necessidades do bairro e da população.

PALAVRAS-CHAVE: Controle social; SUS; Estratégia Saúde da Família.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Ensino e Tecnologia na Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL. 

John Victor dos Santos Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Universidade de São Paulo

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL; Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP).

Valmir de Melo Gomes, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

Médico da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Pró-Reitora de Pesquisa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Santos Júnior, C. J. dos, Silva, J. V. dos S., Gomes, V. de M., & Ribeiro, M. C. (2020). Participação popular na gestão do SUS: construção de um projeto de intervenção para fortalecimento do controle social. Diversitas Journal, 5(2), 901–909. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-790

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)