Avaliação da rotulagem de embalagens de diferentes marcas de produtos lácteos comercializados no município de Batalha, Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-959Resumen
RESUMO: A indústria alimentícia tem crescido cada vez mais, consequentemente gerando a necessidade de regulamentos para manter sua qualidade e segurança. No entanto, observa-se que muitas empresas não têm cumprido com o que está presente nas legislações, principalmente no que se diz respeito as informações presentes nos rótulos. Objetivou-se com este trabalho avaliar a rotulagem de produtos lácteos comercializados no município de Batalha, Alagoas, verificando sua conformidade em relação a legislação vigente. Para tal, foi elaborado um “check-list” com 60 itens baseadas na RDC nº 259 e RDC nº 360 da Anvisa. Foram analisados 16 rótulos de diferentes marcas, levando em consideração o que está estabelecido nas normas. O requeijão foi o produto que mais apresentou não conformidades (43%), seguido da bebida láctea achocolatada (25%), bebida láctea sabor morango (18%) e o iogurte (14%) de acordo com o estabelecido para rotulagem geral. Levando em consideração a RDC nº 360 que trata da rotulagem nutricional, o produto que apresentou maior inconformidade foi a bebida láctea sabor morango (37%), seguido da bebida láctea achocolatada (24%), requeijão (22%) e por fim o iogurte (16%) com o menor percentual de não conformidades. Indicando a necessidade de reforço no processo de fiscalização e de adequação dos diversos setores industriais frente legislação vigente.
PALAVRAS-CHAVE: Embalagem, check-list, não conformidades, legislação, segurança alimentar.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Filipe de Oliveira Melo, Phillipe Tenório Barbosa, Anna Karollyna Santos de Andrade, Carolayne Silva Gomes, Sara de Souza Costa, Davi Rodrigues dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”