Effect of in vitro gastrointestinal digestion on the antioxidant potential of yogurt added with probiotic culture containing Bacillus subtilis
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1070Resumo
A adição de cultura probiótica confere potencial biofuncional aos alimentos, devido à capacidade de promover a saúde e aos efeitos bioquímicos e fisiológicos no organismo. O objetivo foi produzir iogurte com lactose e sem lactose com adição de Bacillus subtilis e avaliar o potencial antioxidante de peptídeos solúveis em água durante o período de armazenamento. Para a produção de iogurte, foi utilizado um arranjo fatorial simples para avaliar dois tipos de leite com adição da cultura probiótica contendo B. subtilis UFPEDA 86. As frações foram avaliadas (pré-digestão e pós-digestão) quanto ao potencial antioxidante de eliminação do radical do radical 2 Ácido 2'-azino-bis (ácido 3- etilbenzotiazolina -6-sulfônico) (ABTS), do 2,2'-difenil-1-picril-hidrazil (DPPH) e quelação de cobre e ferro. Na avaliação dos resultados, as frações obtidas das diferentes combinações de leite, cultura probiótica e dias de armazenamento apresentaram potencial antioxidante e capacidade quelante; as atividades apresentaram aumento significativo após o processo de digestão. Além disso, os resultados demonstraram que o B. subtilis pode ser empregado na produção de bio-iogurte com potencial antioxidante.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Wellington Leal dos Santos, Edson Flávio Teixeira da Silva, ALINE GLEYCE JULIÃO BOMFIM, EUZANYR GOMES DA SILVA, EDSON FLÁVIO TEIXEIRA DA SILVA, Keila Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”