Os desafios das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19 em uma escola pública no município de Feira Grande-AL
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1608Resumo
A Educação Mundial encara um grande desafio sem precedentes frente à pandemia de COVID-19. Estima-se que mais de 1 bilhão e meio de alunos já foram afetados, representando mais de 91% do total de alunos matriculados sendo que, 191 países estão com suas escolas e faculdades fechadas. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo descrever sobre os desafios das aulas remotas em uma escola pública de ensino fundamental durante a pandemia de Covid-19, no município de Feira Grande-AL. Para isto, foi necessário entrevistar um representante da gestão escolar e um outro que vivencia a sala de aula, cujas informações obtidas mostram que há uma concordância de desafios enfrentados neste ambiente do estudo com o de outros locais que apresentam realidades semelhantes. Entre esses desafios destaca-se a falta de engajamento, de participação e de motivação dos discentes para com as aulas remotas, onde foi destacado a dificuldade do acesso à internet e a falta de um bom aparelho tecnológico. No entanto, é importante salientar que a escola elabora estratégias, cujo intuito é minimizar o máximo de impactos no desempenho escolar dos alunos.
Métricas
Referências
ABE, S. K. Educação básica, o que é e como funciona o ensino híbrido. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020a. Disponível em: http://cenpec.org.br/temáticas/o-que-e-e-como-funciona-o-ensino-hibrido. Acesso em: 28 out. 2020.
ABE, S. K. Os desafios enfrentados pelos educadores na pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020b. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-enfrentados-pelos-educadores-na-pandemia. Acesso em: 17. nov. 2020.
ABE, S. K. Os desafios enfrentados pelos educadores na pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020c. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-enfrentados-pelos-educadores-na-pandemia. Acesso em: 17. nov. 2020.
ALVES, L. Educação Remota: Entre a Ilusão e a Realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, junho, 2020.
ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior. 2017. Um diagnóstico sobre a percepção de gestores, professores e alunos - Departamento acadêmico de Doutoramento em Ciência da Informação, Sistemas, Tecnologia e Gestão da Informação, Universidade Fernando Pessoa, Belém do Pará (Brasil), 2017.
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, maio, 2020.
BASTOS, T. B. M; BOSCORIOLI, C. Os professores do Ensino Básico e as Tecnologias: Uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/22/professores-do-ensino-basico-e-as-tecnologias-digitais/. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Covid-19: Painel coronavírus Brasil. Brasília: Governo Federal (Ministério da Saúde), 2020a. Disponível em: http://covid.saude.gov.br. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino remoto no país durante pandemia do coronavírus. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticia/educacao-e-pesquisa/2020/04/conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais. Acesso em: 28 out. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação esclarece principais dúvidas sobre o ensino remoto no país durante pandemia do coronavírus. Brasília: Ministério da Educação (MEC), 2020c. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticia/educacao-e-pesquisa/2020/04/conselho-nacional-de-educacao-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-ensino-no-pais. Acesso em: 28 out. 2020.
COSTA, Gilberto; TOKARINA, Mariana. Agencia Brasil: pandemia de covid-19 fez ensino e papel dos professores mudarem, 2020. Disponível em: https://pandemiadecovid-19fezensinoepapeldosprofessoresmudarem. Acesso em 15 jan 2021.
BORTSEL, V. V; FIORENTIN, M. J; MAYER., L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Educação em tempos de pandemia: Constatações da coordenadoria regional de educação de Itapiranga. Ed. ilustração. Cruz Alta – Brasil, 2020. P. 35-42.
GRISA, G. A educação durante o distanciamento social e depois dele, Rio Grande do Sul: Estado da Arte, 2020. Disponível em: https://esestadodaarte.estadao.com.br/educacao-distanciamento-durante-e-depois/. Acesso em: 28 out 2020.
GRUBER, Arthur. Covid-19: O que se sabe sobre a origem da doença, 2020. Disponível em: http://jornal.usp.br/artigos/covid-19-o-que-se-sabe-sobre-a-origem-da-doenca. Acesso em: 29 out 2020.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19, Campinas: Estudos de Psicologia, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982–0275202037e200067. Acesso em: 29 out 2020.
MATTJIE, Nicole Vtzig. Ensino digital. Educação em tempos de pandemia: os desafios de alunos e professores, 2020. Disponível em: http://ensinodigital. Acesso em: 15 jan 2021.
MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. Análise: Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da Covid-19, São Paulo: Movimento Todos Pela Educação, 2020. Disponível em: http://todospelaeducacao.org.br/-uploads/post/425.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
NOGUEIRA, F. Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e políticas públicas, São Paulo: Porvin Inovações em educação, 2020. Disponível em: http://porvir.org/ensino-remoto-o-que-aprendemos-e-o-que-pode-mudar-nas-praticas-e-politicas-publicas/. Acesso em: 28 out. 2020.
PIMENTEL, M; ARAÚJO, R. Fique em casa, mas se mantenha ensinando e aprendendo: Algumas questões educacionais em tempos de pandemia, Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.br/index.php/2020/03/fiqueemcasa/. Acesso em: 29 out. 2020.
PRETTO, N. L. Uma escola com/sem futuro. In: NOVAES, A. B; SERPA, A. S; COSTA, C. A; HANI, C. N; MENDES, C. F; RAMACCIOTTI, D. E. L; HOISEL, E. C; FILHO, E. C; CAMARGO, M. V. N. (org). Educação e Multimídia. Salvador: Ed. Edufba, 2013. p 258.
SANTOS, G. M. T; REIS, J. P. C.; MÉRIDA, E. C; RANGEL, E. L. F; FRICH, A. A. Educação superior: reflexões a partir do advento da pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), ano II, vol. 4, n. 10, outubro, 2020.
UNESCO (2020). Covid-19: Impacto on Education. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 29 out. 2020.
VIEIRA, A. S. A escola de um novo tempo, práticas pedagógicas no contexto escolar da pandemia. São Paulo: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, 2020. Disponível em: http://cenpec.org.br/noticias/cenpec-educacao-elabora-e-book-sobre-praticas-pedagogicas-na-pandemia. Acesso em: 28 out. 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2021-10-20 (2)
- 2021-10-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Henrique Rodrigues, Claudimary Bispo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”