Formação de professores de Matemática na pandemia: legados do Programa de Residência Pedagógica da UFRN
legacies of the UFRN Pedagogical Residency Program
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2156Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Educação, COVID-19Resumo
O Programa de Residência Pedagógica propicia a imersão, isto é, a vivência prática em esferas de atuação docente do futuro professor nas escolas da Educação Básica. Infere-se disto que tal imersão dar-se-á diretamente no “piso” da escola, articulada e ambientada com outros atores da Educação, como por exemplo, a comunidade escolar. No entanto, no início de 2020 a população mundial foi surpreendida com a covid-19, o que impactou diretamente nos rumos que o Programa iria tomar, assim como toda Educação e sociedade atingida pela pandemia. Estávamos diante de um fenômeno atípico e foi necessário repensar e (re)inventar nossas práticas pedagógicas para que fosse possível dar continuidade às atividades do Programa, contribuindo, em paralelo, com os desafios da Educação nesse contexto. Logo, esse artigo tem por objetivo relatar tais experiências que evidenciam esse processo de (re)invenção sobre a ótica do ensino e sobre a ótica da formação de professores de Matemática. Assim, numa abordagem qualitativa ancorada em procedimentos descritivos evidenciamos, ao logo deste relato, diversos momentos de aprendizagem, reflexão e reinvenção, sobretudo, impulsionados pelas atividades no subprojeto de Matemática do Programa de RP da UFRN, deixando um legado para formação inicial e continuada dos professores, bem como, para Educação Básica. Como resultado apontamos que a RP nos possibilitou uma imersão docente no contexto escolar, mesmo em formato remoto, a partir do momento em que nos deparamos com as inúmeras situações que surgiam e procuramos superá-las, por exemplo, por meio de atividades formativas e proposição de atividades inovadoras nas escolas.
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