Aplicativos de entrega de comida e o mercado digital

Um e studo de c aso da e mpresa Ifood.com sob a ótica da e conomia da informação

Autores

  • Dayvisson Soares da Silva Universidade Federal de Alagoas, Brasil
  • Verônica Nascimento Brito Antunes Universidade Federal de Alagoas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2515

Palavras-chave:

Economia da informação, Ifood, App, Delivery

Resumo

À luz do referencial teórico da Economia da Informação, o presente trabalho tem por objetivo analisar o mercado de entrega de comida por aplicativos. Especificamente, pretende-se examinar os principais fatores que explicam o desempenho dos aplicativos de delivery de comida por meio de um procedimento técnico qualitativo, de caráter exploratório e analítico, tendo como base metodológica o estudo de caso da empresa Ifood.com - Agência de Restaurantes Online S.A. O estudo conclui que certas estratégiaspraticadas pela empresa, bem como a das suas concorrentes, encontram respaldo científico na dinâmicada teoria microeconômica. Igualmente, o modelo de gestão da referida empresa explica em parte seu desempenho, minimizando os riscos cotidianos e diminuindo a assimetria de informação.

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Biografia do Autor

Dayvisson Soares da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

0000-0002-1507-2686; Universidade Federal de Alagoas; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC, Brasil. dayvissonsoares3@gmail.com.

Verônica Nascimento Brito Antunes, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

0000-0000-0000-0000; Professora do Programa de Pós-graduação em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC, Universidade Federal de Alagoas, Brasil. veronica.antunes@feac.ufal.br

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Soares da Silva, D., & Nascimento Brito Antunes, V. (2023). Aplicativos de entrega de comida e o mercado digital: Um e studo de c aso da e mpresa Ifood.com sob a ótica da e conomia da informação. Diversitas Journal, 8(2), 977–993. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2515