Serviços estudantis no ensino superior: impacto no sucesso acadêmico durante e após a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.2961Palavras-chave:
Serviços de apoio ao estudante, Sucesso acadêmico, Impacto da Pandemia, Bem-estar e Desenvolvimento dos EstudantesResumo
A influência dos serviços de apoio ao estudante no êxito acadêmico não pode ser exagerada, pois eles desempenham um papel fundamental na formação do desempenho e do bem-estar geral dos alunos. Em resposta, as instituições de ensino criaram escritórios dedicados aos assuntos estudantis para atender às diversas necessidades dos alunos, assegurando o seu bem-estar e desenvolvimento holístico. Em particular, durante os desafios sem precedentes colocados pela pandemia, esses serviços de apoio tornaram-se ainda mais vitais, estimulando a adaptação e a inovação dentro dos escritórios de assuntos estudantis para sustentar o bem-estar dos alunos e o progresso acadêmico. Este estudo analisou as experiências de estudantes do Colégio de Educação da Universidade Tecnológica de Rizal, especializados em diversas áreas, como o grau de bacharelado em ensino secundário e o grau em formação técnica profissional de professores. Estes estudantes, que vieram de campi em Mandaluyong City e Pasig City foram selecionados com base em sua exposição a serviços de apoio ao estudante antes, durante e após a pandemia. Tendo concluído os cursos necessários, eles forneceram informações valiosas sobre suas competências e experiências com serviços de apoio. Utilizando uma abordagem descritiva quantitativa, este estudo explorou as perspectivas dos alunos sobre os serviços de apoio antes da pandemia, esclarecendo os desafios enfrentados e as questões enfrentadas durante a sua utilização. Além disso, avaliou os níveis de satisfação dos alunos relativamente à eficácia dos serviços de apoio na resposta às suas necessidades de bem-estar e desenvolvimento. Finalmente, o estudo examinou as mudanças e melhorias pós-pandêmicas nos serviços de apoio ao estudante, oferecendo insights valiosos para a melhoria contínua e adaptação face às circunstâncias em evolução.
Métricas
Referências
Abeer, M., Albashtawi, H. (2014). Students' Perspectives for The Encountered Problems &Challenges at The Department Of English in The College Of Sciences &Arts In Alqurrayyat. International Journal of Education and Research, 2(2). https://www.ijern.com/journal/February-2014/35.pdf
Al-Maskari, A., Al-Riyami, T., & Kunjumuhammed, S. K. (2021, June 30). Students academic and social concerns during COVID-19 pandemic. Education and Information Technologies. https://doi.org/10.1007/s10639-021-10592-2
Arpilleda, J.M. (2017) Students' Level of Satisfaction Of The Senior High School (SHS) Program of Surigao Del Sur State University. Proceedings Journal of Education, Psychology and Social Science Research.Vol04:Iss01:Pg50.https://doi.org/10. 21016/4.17.5057.104O
Blacer-Bacolod, D., & Bacolod, R. S. (2021, January 31). STUDENTS PERCEPTIONS OF STUDENT SUPPORT SERVICES (SSS) IN STATE UNIVERSITY. International Journal of Advanced Research. https://doi.org/10.21474/ijar01/12354
Bouchey, B., Gratz, E., & Kurland, S. (2021). Remote Student Support During COVID-19: Perspectives of Chief Online Officers in Higher Education. Online Learning, 25(1). https://doi.org/10.24059/olj.v25i1.2481
Campbell, S., Greenwood, M., Prior, S., Shearer, T., Walkem, K., Young, S., Bywaters, D., & Walker, K. (2020). Purposive Sampling Complex or Simple Research Case Examples. Journal of Research in Nursing, 25, 652-661. - References - Scientific Research Publishing. (2021) https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=3082140
Ciobanu, A. (2013). Role of student services in improving student experience in higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 92, 169-173.
CMO No. 9, s. 2013, The Enhanced Guidelines on Student Affairs Services. (2013). https://ched.gov.ph.
Da Silva Junior, F.J.G., Sales, J.C.S., Monteiro, C.F.d.S., Costa, A.P.C., Campos, L.R.B., Miranda, P.I.G., Monteiro, T.A.D.S., Lima, R.A.G., & Lopes-Junior, L.C. (2020). Impact of COVID-19 pandemic on the mental health of young people and adults: A systematic review protocol of observational studies. BMJ Open, 10, e039426.
Guiao, M. A. (2023, February 27). As Student Suicide Rates Go Up, PGCA Points to a Need for 47,000 More Guidance Counselors. SPOT.PH. http://tinyurl.com/5ac43957
Johnson, C., Gitay, R., Abdel-Salam, A.-S. G., Bensaid, A., Ismail, R., Naji, Al-Tameemi, R. A., Romanowski, M. H., Kazem Al Fakih, B. M., & Al Hazaa, K. (2022). Student support in higher education: campus service utilization, impact, and challenges. Heliyon, 8(12), e12559. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e12559
Lim, L. T. S., Regencia, Z. J. G., Dela Cruz, J. R. C., Ho, F. D. V., Rodolfo, M. S., Ly-Uson, J., & Baja, E. S. (2022). Assessing the effect of the COVID-19 pandemic, shift to online learning, and social media use on the mental health of college students in the Philippines: A mixed-method study protocol. Plos One, 17(5). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0267555
Navarez, J., Gabriella, J., & Navarez, S. (2022). Students’ Psychological Well-Being and Psychological Distress in an Online Learning Environment. https://www.dlsu.edu.ph/wp-content/uploads/pdf/conferences/arts-congress-proceedings/2022/ltm-04.pdf
Netanda, R. S., Mamabolo, J. M., & Themane, M. (2017, September 19). Do or die: student support interventions for the survival of distance education institutions in a competitive higher education system. Studies in Higher Education. https://doi.org/10.1080/03075079.2017.1378632
Orogo, M., Rosa, S., Norte, D. & Sur, C. (2022). Awareness and Level of Satisfaction of Students with the Support Services at Central Bicol State University of Agriculture -Pasacao Campus. International Journal of Education and Research, 10(9). https://www.ijern.com/journal/2022/September 2022/06.pdf
Pendon, G. (2016). Students" Degree of Satisfaction of Student Services. IRA International Journal of Education and Multidisciplinary Studies (ISSN 2455–2526), 3(3). doi: http://dx.doi.org/10.21013/jems.v3.n3.p1
Raja, W. (n.d.). The Student Support Services, Challenges and Future Trends in Student Support Services for Higher Education Institutions. International Journal of Science and Research. https://doi.org/10.21275/SR22201172142
Shuaib, K. M., Inusa, A., Muhammad, J., & A. (2023, October 20). Effect of Teaching Quality on Students’ Satisfaction in Nigerian Tertiary Institutions: The Moderating. . . ResearchGate. http://tinyurl.com/4fzwwjk2
Student support in higher education: campus service utilization, impact, and challenges. (2002, December 8). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9834745/.
Tinto, V. (1993). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition (2nd ed.). Chicago: The University of Chicago Press
Trainer, J. C. V. T. (2024, February 1). Unleashing the Power of Gen Z: Do You Have the Right Leadership Skills? https://www.linkedin.com/pulse/unleashing-power-gen-z-do-you-have-right-leadership-julia-carter-42gie
UNESCO. (2002). The Role of Student Affairs and Services in Higher Education. https://unesdoc.unesco.org/.
Wong, W.H., Chapman, E. Student satisfaction and interaction in higher education. High Educ 85, 957– 978 (2023). https://doi.org/10.1007/s10734-022-00874-0
Zhao, X., Shao, M., & Su, Y.-S. (2022). Effects of Online Learning Support Services on University Students' Learning Satisfaction under the Impact of COVID-19. Sustainability, 14(17), 10699. https://doi.org/10.3390/su141710699
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wendelyn Samarita, Salvacion Pachejo, Ella Aragon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”