Aprendendo enquanto viaja: influências de experiências de imersão intercultural de curto prazo em alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3068Palavras-chave:
intercultural competence, transformative learning, cultural educationResumo
O presente estudo explorou as experiências de alunos-participantes filipinos numa imersão transcultural de 6 dias realizada na Indonésia, com o objetivo de compreender como interpretaram a sua aprendizagem cultural um ano depois. Utilizando a fenomenologia como desenho de investigação, os dados foram recolhidos através de entrevistas em profundidade, discussão em grupos focais, observação participante e análise de documentos. Os resultados indicam que as interações com a comunidade anfitriã ajudaram os participantes a desenvolverem competências interculturais manifestadas no reconhecimento da diversidade cultural, no respeito pelas diferenças culturais e na reavaliação dos seus preconceitos culturais, levando a mudanças duradouras nas suas percepções e comportamentos após o regresso a casa. No entanto, as limitações trazidas pelas restrições aos movimentos devido à pandemia da COVID-19 e a falta de atividades de pré-imersão e pós-imersão apresentaram desafios à amplitude e profundidade destas mudanças. Estas conclusões sublinham não só a importância da educação cultural, mas também a importância da orientação contínua dos educadores durante as diferentes fases da experiência. Além disso, foi demonstrado que apesar do pouco tempo de imersão e da idade dos participantes, ainda foram vivenciadas aprendizagens transformadoras significativas pelos participantes, ao contrário do que alguns estudos sugerem
Métricas
Referências
Baldwin, J. (2017). Culture, prejudice, racism, and discrimination. Oxford Research Encyclopedia of Communication. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.164
Barden, S. & Cashwell, C. (2013). Critical factors in cultural immersion: A synthesis of relevant literature. International Journal for the Advancement of Counselling, 35. https://doi.org.10. 1007/s10447-013-9183-y
Bennett, M. J. (2017). Developmental model of intercultural sensitivity. The International
Encyclopedia of Intercultural Communication. https://doi.or/10.1002/9781118783665. ieicc0182
De Angelis, T. (2015 March). In search of cultural competence. https://www.apa.org/monitor/2015/ 03/cultural-competence
Dutton, M. (2019). The contribution of short-term cross-cultural immersion to the formation of catholic school staff [Doctoral dissertation, Australian Catholic University]. ACU Research Bank. https://doi.org/10.26199/5ddf4c031bd87
Garcia, F. (2018). Intercultural teaching experiences of a selected group of Filipino pre-service teachers in an overseas practicum immersion. International Conference on Education, 4, 133-140. https://doi.org/10.17501/icedu.2018.4115
Hoff, E. (2014) A critical discussion of Byram’s model of intercultural communicative competence in the light of Bildung theories. Intercultural Education, 25(6), 508-517. http://doi.org/10.1080/ 14675986.2014.992112
King, K.M. (2020). When minoritized students challenge biases towards members of dominant groups in cultural immersion. Int J Adv Counselling 42, 159–173. https://doi.org/10.1007/s10447-019-09395-5
Nelson, W., & Luetz, J. (2021). The impact of short-term cross-cultural experience on the intercultural competence of participating students: A case study of Australian high school students. Soc. Sci., 10(8): 313. https://doi.org/10.3390/socsci10080313
Onosu, G. (2021). The impact of cultural immersion experience on identity transformation process. Int J Environ Res Public Health, 18(5): 2680. https://doi.org.10.3390/ijerph18052680
Onosu, O. (2020). Cultural immersion: A trigger for transformative learning. Social Sciences. 9(20). https://doi.org/10.3390/socsci9020020
Plews, J. L., Breckenridge, Y., Cambre, M., & Fernandes, G. M. F. (2014). Mexican English teachers’ experiences of international professional development in Canada: A narrative sequel. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, 11(1), 52-75.
Potts, Davina. 2014. Understanding the Early Career Benefits of Learning Abroad Programs. Journal of Studies in International Education 19: 441–59.
Qutoshi, S. (2018). Phenomenology: A philosophy and method. Journal of Education and Educational Development, 5(1). https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1180603.pdf
Rowan-Kenyon, H., & Niehaus, E. (2011). One year later: The influence of short-term study abroad experiences on students. Journal of Student Affairs Research and Practice, 48(2), 213-228. https://doi.org/10.2202/1949-6605.6213
Santoro, N., & Major, J. (2012). Learning to be a culturally responsive teacher through international study trips: transformation or tourism? Teaching Education, 23(3), 309- 322.
Sobkowiak, P. (2019). The impact of studying abroad on students’ intercultural competence: An interview study. Studies in Second Language Learning and Teaching, 9(4): 681-710. https://orcid.org/0000-0003-4717-3956
Wood, E. & St. Peters, H. (2014). Short-term cross-cultural study tours: Impact on cultural intelligence. International Journal of Human Resource Management, 25. http://dx.doi.org/10.1080/09585192.2013.796315
Yan Lo-Philip, S. W., Carroll, C., Li Tan, T., Ann, O. Y., Heng Tan, Y., & Hwee Seow, S. (2015). Transforming educational practices: Cultural learning for short-term sojourners. International Journal of Intercultural Relations, 49, 223-234. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2015.10.006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bernadette Bugtong
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”