Aprendendo enquanto viaja: influências de experiências de imersão intercultural de curto prazo em alunos do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3068

Palavras-chave:

intercultural competence, transformative learning, cultural education

Resumo

O presente estudo explorou as experiências de alunos-participantes filipinos numa imersão transcultural de 6 dias realizada na Indonésia, com o objetivo de compreender como interpretaram a sua aprendizagem cultural um ano depois.  Utilizando a fenomenologia como desenho de investigação, os dados foram recolhidos através de entrevistas em profundidade, discussão em grupos focais, observação participante e análise de documentos.  Os resultados indicam que as interações com a comunidade anfitriã ajudaram os participantes a desenvolverem competências interculturais manifestadas no reconhecimento da diversidade cultural, no respeito pelas diferenças culturais e na reavaliação dos seus preconceitos culturais, levando a mudanças duradouras nas suas percepções e comportamentos após o regresso a casa. No entanto, as limitações trazidas pelas restrições aos movimentos devido à pandemia da COVID-19 e a falta de atividades de pré-imersão e pós-imersão apresentaram desafios à amplitude e profundidade destas mudanças. Estas conclusões sublinham não só a importância da educação cultural, mas também a importância da orientação contínua dos educadores durante as diferentes fases da experiência. Além disso, foi demonstrado que apesar do pouco tempo de imersão e da idade dos participantes, ainda foram vivenciadas aprendizagens transformadoras significativas pelos participantes, ao contrário do que alguns estudos sugerem

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Bugtong, B. (2025). Aprendendo enquanto viaja: influências de experiências de imersão intercultural de curto prazo em alunos do ensino médio. Diversitas Journal, 10(1). https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3068