Differential Treatment of Science, Technology, and Society Themes in the Philippine Junior High School Science Curriculum
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.3132Palavras-chave:
livros de ciências, ciência professores, saúde humana e doençasResumo
Os planeadores curriculares afirmam que a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências é uma prática pedagógica que conduz ao desenvolvimento da literacia científica dos alunos - o objectivo global da educação científica. Este estudo avaliou o tratamento de temas CTS no currículo de ciências do Ensino Médio (JHS), refletido em livros didáticos e praticado por professores de ciências. Doze livros didáticos (de duas editoras comerciais e do State Textbook Bureau) foram analisados quanto ao tratamento de 12 temas CTS. Os principais conceitos, termos e ilustrações relacionados ao CTS foram as unidades de análise. Enquanto isso, o tratamento dos professores foi avaliado por meio de avaliação própria e dos alunos. Os resultados mostraram que, no seu conjunto, os temas CTS enfatizados nos livros didáticos e pelos professores de ciências eram consistentes. Os dois temas CTS mais enfatizados são “Saúde e Doenças Humanas” e “Qualidade do Ar e Atmosfera”. Por outro lado, “Reatores Nucleares” e “Tecnologia de Guerra” são os temas menos abordados. Houve um tratamento diferenciado dos temas CTS nos três livros didáticos em relação aos principais conceitos, palavras-chave e ilustrações relacionados a CTS. O mesmo tratamento diferenciado foi observado nos quatro níveis de escolaridade. Os implementadores curriculares (ou seja, os professores de ciências) recomendaram tratamentos adequados dos temas CTS. Por fim, foi desenvolvido um modelo que retrata o tratamento diferenciado dos temas CTS no currículo do ensino fundamental.
Métricas
Referências
Ackay, H., & Yager, R. (2010). Implementing Science-Technology-Society approaches in middle school science teaching. Science Education Review, 9(3). https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ925480.pdf
Amirshokoohi, A. (2016). Impact of STS issue-oriented instruction on pre-service elementary teachers' views and perceptions of science, technology, and society. International Journal of Environmental & Science Education, 11(4), 359-387. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1094628.pdf
Bansiong, A. J. (2019). Readability, content, and mechanical feature analysis of selected commercial science textbooks intended for third-grade Filipino learners. Cogent Education, 6(1), 1706395.
Behnke, Y. (2018). Textbook Effects and Efficacy. The Palgrave Handbook of Textbook Studies, pp. 383–398. https://www.researchgate.net/publication/322386639_Textbook_Effects and_Efficy
Cakici, Y. (2012). Exploring Turkish upper primary level science textbooks’ coverage of scientific literacy themes. Eurasian Journal of Educational Research, 49, 81-102. https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1059923.pdf
Chiapetta, E. L., Ganesh, T. G., Lee, Y. H., & Phillips, M. C. (2006). Examination of science textbook analysis research conducted on textbooks published over the past 100 years in the United States. In the annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching, San Francisco, CA.
Dancey C., & Reidy J. (2004) Statistics Without Maths for Psychology: UsingSPSS for Windows. London: Prentice Hall
Department of Education. (2016). K to 12 Curriculum Guide Science. https://www.deped.gov.ph/wp-content/uploads/2019/01/Science-CG_with-tagged-sci-equipment_revised.pdf
Fadhli, F. A. (2000). The inclusion of Science Technology Society topics in junior high school earth science textbooks. University of Missouri-Columbia.
Fortus, D., Lin, J., Neumann, K., & Sadler, T. D. (2022). The role of affect in science literacy for all. International Journal of Science Education, 1-21. https://doi.org/10.1080/09500693.2022.2036384
Mahroof, A. & Saeed, M. (2021) Alignment between Curriculum, Textbook and Board of Intermediate and Secondary Education Question Papers of English at Secondary Level. Open Access Library Journal, 8, 1-9. doi: 10.4236/oalib.1107282.
Mai, M. Y., Halim, L., Yaseen, R. M., & Meera, T. S. M. (2012). The Ranking of Science, Technology and Society (STS) Issues by Students and Physics Teachers in Secondary School, Yemen. International Journal of Quality Assurance in Engineering and Technology Education, 2(1), 46-62. DOI:10.4018/ijqaete.2012010104
Rudolph, J. L., & Horibe, S. (2016). What do we mean by science education for civic engagement?. Journal of Research in Science Teaching, 53(6), 805-820. https://doi.org/10.1002/tea.21303
Scott, T., & Husain, F. N. (2021). Textbook Reliance: Traditional Curriculum Dependence Is Symptomatic of a Larger Educational Problem. Journal of Educational Issues, 7(1), 233-248. https://doi.org/10.5296/jei.v7i1.18447
Snow, C. E. & Dibner, K.A. (2016). Scientific literacy concepts, context, and consequences. Washington (DC): National Academies Press. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK396088/
Stern, L., & Roseman, J. E. (2004). Can Middle-School Science Textbooks Help Students Learn Important Ideas? Findings from Project 2061’s Curriculum Evaluation Study: Life Science. Journal of Research in Science Teaching, 41(6), 538-568. https://doi.org/10.1002/tea.20019
Trowbridge, L. W., Bybee, R. W., & Powell, J. C. (2000). Teaching Secondary School Science. New Jersey, Person, Education, Inc.
Yoho, R. A., & Rittmann, B. E. (2018). Climate change and energy technologies in undergraduate introductory science textbooks. Environmental Communication, 12(6), 731-743. https://doi.org/10.1080/17524032.2018.1454337
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Apler Bansiong, Rosemarie F Ocampo, Eartha Mae V. Caluza, Marife B. Rillera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”