O(s) usos da gamificação no ensino de matemática

Autores

  • Wallysson Barbosa Silva Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil https://orcid.org/0009-0006-2959-1491
  • Simone Silva da Fonseca Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia. Arapiraca, AL, Brasil
  • José da Silva Barros Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8983-2086

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3227

Palavras-chave:

Gamificação, Ensino de matemática, Tecnologias digitais

Resumo

O processo de ensino passou por várias mudanças e adaptações durante o período pandêmico com a adoção do ensino remoto emergencial. Através da busca dos professores por metodologias que estimulassem o aluno ao interesse pelos estudos, o uso da gamificação tomou uma proporção maior no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os efeitos do uso da gamificação como recurso metodológico durante o processo de ensino e aprendizagem de matemática. A metodologia foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, com objetivos do tipo exploratória e procedimentos técnicos de participante. Os sujeitos da pesquisa foram 44 alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Deputado Gilvan Barros, situada no município de Girau do Ponciano - AL. A utilização da gamificação nas aulas apresentou resultados mais avançados em comparação a turma que não foi contemplada com o uso dos materiais da gamificação. Logo, isso mostra que o protagonista permanece sendo o aluno e que a gamificação não é o foco principal dessa trajetória, mas sim o processo de colaboração e parceria entre essas ferramentas, docente e estudantes.

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Biografia do Autor

Wallysson Barbosa Silva, Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil

0009-0006-2959-1491; Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil. E-mail: wallyssonbarbosa.s@gmail.com.

Simone Silva da Fonseca, Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia. Arapiraca, AL, Brasil

0000-0001-7365-1451; Secretaria Municipal de Educação de Limoeiro de Anadia. Arapiraca, AL, Brasil. Email: simonefonsecasilva@hotmail.com.

José da Silva Barros, Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil

0000-0002-8983-2086; Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Arapiraca, AL, Brasil. E-mail: jose.barros@arapiraca.ufal.br.

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Publicado

2025-07-10

Como Citar

Barbosa Silva, W., Silva da Fonseca, S., & da Silva Barros, J. (2025). O(s) usos da gamificação no ensino de matemática . Diversitas Journal, 10(3). https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3227