Diagnóstico de impacto ambiental referente ao depósito de resíduos sólidos urbanos (RSUS) no contato entre o bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores, em Viçosa/AL

Autores

  • Everson de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Cirlene Jeane Santos e Santos Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil
  • Paulo Ricardo Petter Medeiros Universidade Federal de Alagoas
  • Letícia Rosendo Correia Souza Universidade Federal de Alagoas
  • Jarbas Macena de Oliveira Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • João Victor Alves de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Ingrid Thainã Vieira da Silva Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1166

Resumo

RESUMO: O presente trabalho destaca a formação de um depósito de resíduo sólido, conhecido popularmente como lixão, no contato entre o bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores, no município de Viçosa – AL. A abordagem parte do pressuposto da necessidade de implantação do Saneamento Básico em sua plenitude para as populações das cidades. O que nem sempre é realizado pelas Prefeituras e/ou Governos Estaduais, ficando as populações desassistidas em sua maioria, considerando que acesso a água tratada, esgotamento sanitário e coleta regular de lixo, muitas vezes se constituem um privilégio destinado a poucos. Balizado em levantamento bibliográfico documental e em pesquisa exploratória de campo, foi possível traçar um breve diagnóstico da situação dos bairros, fundamentado nas leis que regem a temática, propondo por fim um conjunto de medidas mitigadoras visando equacionar o desconforto vivenciado pelos moradores do bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores.

PALAVRAS-CHAVE: Saneamento básico,Descarte de lixo, Diagnóstico ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everson de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Área de concentração: Organização do Espaço Geográfico; Linha de pesquisa: Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento. Pós-graduado (Especialização) em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ). Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFAL.

Cirlene Jeane Santos e Santos, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Aberta do Brasil

Docente da UFAL e coordenadora do Núcleo de Estudos Agrários e Dinâmicas Territoriais (NUAGRÁRIO). Bacharel e Licenciada e Mestra pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP).

Paulo Ricardo Petter Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Letícia Rosendo Correia Souza, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Sociologia e graduada em Ciências Sociais pela UFAL. Atualmente é docente de Sociologia da Escola Estadual Joaquim Diegues e integrante do Grupo de Pesquisa Periferia, Afetos e Economia das Simbolizações (GRUPPAES).

Jarbas Macena de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da UFAL. Pós-graduado (especialista) em Análises Clínicas pela Faculdade Internacional de Curitiba-PR (FACINTER).

João Victor Alves de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Geografia Licenciatura pela UFAL.

Ingrid Thainã Vieira da Silva, Centro Universitário CESMAC

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário CESMAC. Advogada (OAB – 17168/AL).

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Santos, E. de O., Santos, C. J. S. e, Medeiros, P. R. P., Souza, L. R. C., Oliveira Júnior, J. M. de, Lima, J. V. A. de, & Silva, I. T. V. da. (2020). Diagnóstico de impacto ambiental referente ao depósito de resíduos sólidos urbanos (RSUS) no contato entre o bairro Cidade de Deus e o Loteamento Alameda das Flores, em Viçosa/AL. Diversitas Journal, 5(2), 986–1006. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-1166

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>