Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1376

Resumo

RESUMO: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foi realizada uma vasta pesquisa nos bancos de dados do The Scientific Electronic Library Online - SciELO e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com objetivo geral de analisar as produções que abordam ou correlacionam a inserção de pessoas com deficiência visual (PCDV) no mercado de trabalho brasileiro, publicados no período de 2002 a 2018. A partir dos critérios estabelecidos, foram selecionados 15 (quinze) pesquisas para a amostra final entre artigos, tese e dissertações que contribuíram de forma expressiva, atendendo ao objetivo principal desta revisão integrativa. A partir dos resultados, as discussões foram organizadas em discutir o conceito de deficiência, caracterização da deficiência visual, acesso ao mercado de trabalho, lei de cotas e centros de reabilitação. Os resultados analisados revelam expressivamente que é significativa a falta de inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho nos últimos 16 anos, apontando as dificuldades e oportunidades dos últimos anos, seja por falta de estudo, capacitação, adaptação ao novo ambiente laboral ou inclusão por lei de cotas.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, Deficiência Visual, Mercado de Trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laís Chaves Bomfim, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Terapeuta Ocupacional, Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao espectro Autista Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social (IEPSIS). Maceió-AL

Alessandra Bonorandi Dounis, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora Assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Márcia Izabela Mendes Porangaba, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Terapeuta Ocupacional, Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica Infantil (CESMAC) e em Reabilitação Visual com ênfase em Fisioterapia Oftálmica e Terapia Ocupacional na Baixa Visão (iEXCEED).

José Júnior Bezerra da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas ( PPGP UFAL).Membro do Grupo de Pesquisa Processos Culturais, Políticas e Modos de Subjetivação (UFAL). Pós-graduando em Saúde do Idoso e Gerontologia. Tem interesse pelo estudo dos processos de subjetivação, estudos Foucaultianos, juventudes e violência, Direitos Humanos, vulnerabilidade social e medidas socioeducativas.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Bomfim, L. C. ., Dounis, A. B., Porangaba, M. I. M. ., & Silva, J. J. B. da. (2021). Processos de inclusão e exclusão da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho. Diversitas Journal, 6(3), 3321–3336. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1376