Utilização de jogos pedagógicos no ensino de ciências da natureza: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1909

Resumo

RESUMO: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura cujo objetivo foi revisar quais são os principais jogos pedagógicos utilizados no ensino de ciências da natureza no ensino fundamental e se esses são eficazes no aprendizado. Essa revisão consistiu na síntese de estudos já publicados em periódicos no período de 2010 a 2020. Pesquisou-se nos bancos de dados: Periódicos do portal da Capes, Educational Resources Information (ERIC) e Google acadêmico. Revisou-se 15 estudos que contemplaram o objetivo da pesquisa. Há uma concordância dos autores sobre a importância da utilização de jogos pedagógicos como recurso didático no ensino deste componente curricular. Conclui-se que os jogos pedagógicos são uma excelente ferramenta complementar e alternativa de ensino de ciências da natureza no ensino fundamental, uma vez que estes proporcionam a facilidade do processo ensino-aprendizagem, possibilitando ainda, uma melhor interação docente-discente.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Jogos pedagógicos, metodologia do ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Renata Domingos Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Graduada em Pedagogia - UNIFRAN, Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura), pelo Instituto Federal De Alagoas - Palmeira dos Índios, servidora pública na Secretaria Municipal de Educação do município de Viçosa- AL,Técnica em secretaria escolar pelo Instituto Federal De Alagoas - Palmeira dos Índios.

Sabrina de Brito Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios. 

Dilza Gomes de Omena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Alagoas (2004). Atualmente é professora da Escola Municipal Rui Palmeira, professora - Colégio Santa Madalena Sofia e professor tutor a distância e presencial do Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Alagoas. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: ceroplastes sp., stachytarpheta sp, solaanum paniculatum, scutellista caerulea e predação.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Fonseca, L. R. D., Silva, S. de B., & Omena, D. G. de. (2021). Utilização de jogos pedagógicos no ensino de ciências da natureza: revisão integrativa. Diversitas Journal, 6(3), 3646–3661. https://doi.org/10.48017/Diversitas_Journal-v6i3-1909