O papel da literatura infantil no desenvolvimento da criança leitora: análise teórica e prática
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2487Palavras-chave:
alfabetização e letramento, multimodalidade, formação de leitoresResumo
A literatura infantil é um produto cultural de caráter multimodal, deste modo, tende a ser atrativo e cria diferentes possibilidades de ser lido e compreendido. Refletindo sobre isso, tomamos como pergunta norteadora deste estudo: a literatura infantil potencializa a formação de leitores? A partir desse questionamento, objetivamos investigar como docentes compreendem a influência do uso de livros de literatura infantil no desenvolvimento da criança leitora. Para melhor compreender a relação da literatura infantil e a constituição de leitores, propomos um diálogo entre teoria e prática, mediante uma pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquisa bibliográfica, cujos autores principais foram Coelho (2000), Gregorin Filho (2015) e Soares (2021). Como resultados, percebemos, que a literatura infantil exerce um importante papel no incentivo à leitura, consequentemente, contribui significativamente à alfabetização e desenvolvimento de crianças leitoras, para isso, é necessário uma ação pedagógica que contemple e faça bom uso da literatura para as crianças, que culmina em uma necessidade de incremento na formação inicial e continuada dos/das docentes no tocante ao processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Métricas
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