Desafios Educacionais dos Universitários na Pandemia
Análise da Percepção dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2489Palavras-chave:
Ensino universitário, Pandemia covid-19, Desafios educacionaisResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos dos cursos de ciências contábeis sobre os desafios educacionais para o ensino superior impostos pela pandemia do coronavírus (covid-19). Para tanto, inicialmente analisou-se as ferramentas bem como à adaptação do sistema de ensino online/remoto utilizados de forma inesperada devido a necessidade causada pela referida pandemia no início do ano de 2020. O foco da pesquisa gira em torno de obter informações quanto ao processo de adaptação dos alunos aos novos instrumentos utilizados pelos professores e as novas metodologias de ensino adotadas para o desempenho das atividades no modo remoto. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, de natureza quali-quanti, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com base na abordagem de Yin (2014). À amostra é composta por 106 alunos dos cursos de ciências contábeis, de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades impostas pelo cenário atual, um número razoável de entrevistados demonstra que estão conseguindo superar as barreiras e estão parcialmente satisfeitos com as novidades utilizadas no meio acadêmico, porém, com algumas ressalvas, como a questão da motivação para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, algo que poderá ser aperfeiçoado com intuito de fortalecer este novo modelo de ensino.Métricas
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