Desafios Educacionais dos Universitários na Pandemia

Análise da Percepção dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA

Autores/as

  • Wesley Fernando de Lima Galvão Faculdade de Petrolina
  • Josaias Santana dos Santos Faculdade de Petrolina
  • Tacyany Ferreira da Silva Faculdade de Petrolina
  • Alinie Rocha Mendes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2489

Palabras clave:

Ensino universitário, Pandemia covid-19, Desafios educacionais

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos dos cursos de ciências contábeis sobre os desafios educacionais para o ensino superior impostos pela pandemia do coronavírus (covid-19). Para tanto, inicialmente analisou-se as ferramentas bem como à adaptação do sistema de ensino online/remoto utilizados de forma inesperada devido a necessidade causada pela referida pandemia no início do ano de 2020. O foco da pesquisa gira em torno de obter informações quanto ao processo de adaptação dos alunos aos novos instrumentos utilizados pelos professores e as novas metodologias de ensino adotadas para o desempenho das atividades no modo remoto. A metodologia utilizada foi a exploratória-descritiva, de natureza quali-quanti, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com base na abordagem de Yin (2014). À amostra é composta por 106 alunos dos cursos de ciências contábeis, de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Os resultados apontam que, apesar das dificuldades impostas pelo cenário atual, um número razoável de entrevistados demonstra que estão conseguindo superar as barreiras e estão parcialmente satisfeitos com as novidades utilizadas no meio acadêmico, porém, com algumas ressalvas, como a questão da motivação para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, algo que poderá ser aperfeiçoado com intuito de fortalecer este novo modelo de ensino.

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Biografía del autor/a

Wesley Fernando de Lima Galvão, Faculdade de Petrolina

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Petrolina (FACAPE).

Josaias Santana dos Santos, Faculdade de Petrolina

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente na Faculdade de Petrolina (FACAPE).

Tacyany Ferreira da Silva, Faculdade de Petrolina

Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina. Analista de custos e contábil - VITIVINICOLA SANTA MARIA S/A.

Alinie Rocha Mendes, Universidade de Brasília

Vinculada à Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

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Publicado

2023-04-10

Cómo citar

de Lima Galvão, W. F., Santana dos Santos, J., Ferreira da Silva, T., & Rocha Mendes, A. (2023). Desafios Educacionais dos Universitários na Pandemia: Análise da Percepção dos Alunos do Curso de Ciências Contábeis no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA. Diversitas Journal, 8(2), 1026–1042. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2489