O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais

Autores

  • José Arthur da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Wagner Soares de Lima Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6488-3189
  • Monique Gabriella Angelo da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-811

Resumo

RESUMO: O uso das tecnologias tem se tornado indispensável para o processo de ampliação de novas práticas metodológicas dentro ou fora da sala de aula. As mesmas têm contribuindo de forma decisiva para o processo de socialização e aprendizagem no espaço escolar. E, apesar das grandes dificuldades impostas muitas vezes pelas escolas e professores em inserir o uso desses recursos em sala, é necessário que os eles estejam cientes dos benefícios que os mesmos trazem para a sala de aula, entre eles: possibilita uma maior diversidade nas atividades, influenciando assim na troca de conhecimento por meio de hipóteses e questionamentos permitindo assim a construção de novos conhecimentos, a fixação e assimilação dos conteúdos com auxilio dessas ferramentas. O apresenta trabalho traz como sugestão a incorporação de vídeos ilustrativos nas aulas de ciências como recurso complementar com o objetivo de verificar na prática quais as efetivas contribuições da utilização desses recursos mediante ao processo de assimilação e fixação dos conteúdos em uma turma do 3° ano de séries iniciais da Escola de Ensino Fundamental Odilon Pereira Lima, situada no município de Cacimbinhas/AL.

PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem, ensino, tecnologia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Arthur da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA). Graduado em Tecnólogo de Sistemas Elétricos pelo Instituto Federal (IFAL). Graduando em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Formado no Curso Normal na Modalidade Magistério. Bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, e colaborador do grupo de pesquisas em química analítica, linha de pesquisa em química ambiental no Laboratório de Ciências Ambientais do Agreste - LCAA na UFAL .

Wagner Soares de Lima, Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Pernambuco

Ecólogo Humano, Administrador e Gestor de Segurança Universitária. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (2017) pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialista em Gestão Pública (2013) e Bacharel em Administração (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Segurança Pública (2003) pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM/PMAL). Servidor Técnico da UFPE, no cargo de Tecnólogo de Segurança no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Diretor da Divisão de Projetos de Segurança e Tecnologia da Superintendência de Segurança Institucional da UFPE. Capitão da reserva da Polícia Militar de Alagoas. Foi Docente da UFAL, no Curso de Administração, campus Arapiraca; da UNOPAR, pólo de Arapiraca e da Academia de Polícia Militar de Alagoas. Autor e Fundador do Blog CidadãoSSP

Monique Gabriella Angelo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Membro do Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR. Tem Experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise. Recentemente está desenvolvendo trabalhos na área de Ensino de Química, trabalhando com a divulgação de Ciências. É atual Professora colaboradora da Usina Ciência (2016) - UC/UFAL e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química e Divulgação Científica (2016) - GPEQDC/IQB/UC/UFAL no qual promove o projeto QuiCiência, um projeto de Divulgação de Ciências/Química dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente que tem como objetivo perimitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos.

Downloads

Publicado

2020-04-09

Como Citar

Santos, J. A. da S., Lima, W. S. de, & Silva, M. G. A. da. (2020). O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais. Diversitas Journal, 5(2), 1223–1233. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-811