O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais

Authors

  • José Arthur da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Wagner Soares de Lima Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0001-6488-3189
  • Monique Gabriella Angelo da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-811

Abstract

ABSTRACT: The use of technologies has become indispensable for the process of expanding new methodological practices inside or outside the classroom. They have contributed in a decisive way to the process of socialization and learning in the school space. And, despite the great difficulties often imposed by schools and teachers in inserting the use of these resources in the classroom, they need to be aware of the benefits they bring to the classroom, among them: it allows a greater diversity in activities , thus influencing the exchange of knowledge through hypotheses and questions, thus allowing the construction of new knowledge, the fixation and assimilation of the contents with the help of these tools. The present work brings as a suggestion the incorporation of illustrative videos in science classes as a complementary resource with the objective of verifying in practice what the effective contributions of the use of these resources through the process of assimilation and fixation of the contents in a group of the 3rd year of initial series of Escola de Ensino Fundamental Odilon Pereira Lima, located in the municipality of Cacimbinhas/AL

KEYWORDS: learning, teaching, technology.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

José Arthur da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pós graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA). Graduado em Tecnólogo de Sistemas Elétricos pelo Instituto Federal (IFAL). Graduando em licenciatura em Química pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).Formado no Curso Normal na Modalidade Magistério. Bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID, e colaborador do grupo de pesquisas em química analítica, linha de pesquisa em química ambiental no Laboratório de Ciências Ambientais do Agreste - LCAA na UFAL .

Wagner Soares de Lima, Universidade do Estado da Bahia; Universidade Federal de Pernambuco

Ecólogo Humano, Administrador e Gestor de Segurança Universitária. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (2017) pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialista em Gestão Pública (2013) e Bacharel em Administração (2012) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Segurança Pública (2003) pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM/PMAL). Servidor Técnico da UFPE, no cargo de Tecnólogo de Segurança no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Diretor da Divisão de Projetos de Segurança e Tecnologia da Superintendência de Segurança Institucional da UFPE. Capitão da reserva da Polícia Militar de Alagoas. Foi Docente da UFAL, no Curso de Administração, campus Arapiraca; da UNOPAR, pólo de Arapiraca e da Academia de Polícia Militar de Alagoas. Autor e Fundador do Blog CidadãoSSP

Monique Gabriella Angelo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora do Instituto de Química e Biotecnologia -IQB da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014). Doutora em Química e Biotecnologia pela Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Rennes (ENSCR) e pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), 2014. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008) com formação complementar pela Regis University nos Estados Unidos (2006), e mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Alagoas (2010) com formação complementar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Membro do Grupo de Catálise e Reatividade Química - GCaR. Tem Experiência na área de síntese de nanomateriais e Catálise. Recentemente está desenvolvendo trabalhos na área de Ensino de Química, trabalhando com a divulgação de Ciências. É atual Professora colaboradora da Usina Ciência (2016) - UC/UFAL e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química e Divulgação Científica (2016) - GPEQDC/IQB/UC/UFAL no qual promove o projeto QuiCiência, um projeto de Divulgação de Ciências/Química dentro do Instituto de Química e Biotecnologia. Idealizadora do evento CientificaMente que tem como objetivo perimitir que a ciência esteja sempre ao alcance de todos.

Published

2020-04-09

How to Cite

Santos, J. A. da S., Lima, W. S. de, & Silva, M. G. A. da. (2020). O uso de vídeos ilustrativos no processo de assimilação e fixação dos conteúdos, nas aulas de ciências nas séries iniciais. Diversitas Journal, 5(2), 1223–1233. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i2-811