Diagnóstico escolar: na rede de ensino médio em Arapiraca – AL, supervisionado pelo o programa – PIBID
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1238Resumen
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados de uma das atividades iniciais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) do curso de Ciências Biológicas, em 2018, o diagnóstico escolar. O mesmo teve como propósito o conhecimento do espaço escolar como contexto de atuação dos bolsistas do programa, permitindo analise e percepção das possibilidades existentes na comunidade escolar. Nesta atividade foram analisados vários aspectos da escola, entre eles destacam-se: o reconhecimento do espaço físico e o estudo do Projeto Político Pedagógico. Por meio desta atividade pôde-se verificar a percepção da professora de Biologia da escola sobre as dificuldades na aprendizagem dos alunos, escolha da profissão de educadora, avaliação do comportamento dos alunos em relação à disciplina de Biologia e os recursos didáticos utilizados em sala de aula. Pode-se afirmar que a presente atividade trouxe resultados positivos, pois, nos ajudou a conhecer a realidade na qual a escola está inserida, bem como, suas potencialidades e dificuldades relevantes nos auxiliando bastante como Pibidianos e futuros docentes. A atividade foi desenvolvida em uma das escolas parceiras do PIBID, localizada no município de Arapiraca – AL.
PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico, Realidade escolar, Professores.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Natanielle de Oliveira Gomes Leite, Aleyres Bispo Chagas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”