Aplicabilidade de jogo educativo para o ensino da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i2-1272Resumen
RESUMO: O presente estudo buscou verificar a aplicabilidade de um jogo didático para o ensino da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT). Inicialmente, foi aplicado um questionário composto por perguntas fechadas, para obter dados empíricos dos alunos sobre o PNMT e utilização de jogos didáticos no ensino escolar. Posteriormente, foi feita uma palestra para ensinar aspectos de áreas protegidas do Amapá, focando principalmente no PARNA Tumucumaque. Ao fim da palestra, os alunos utilizaram o jogo de roleta, para que de forma descontraída aprendessem características da fauna e flora da Unidade de Conservação estudada. No término das atividades, os alunos receberam novamente o questionário, para se obter os conhecimentos alcançados sobre o PARNA Tumucumaque após as atividades teóricas e práticas. Quando foram indagados sobre a utilização de jogos didáticos serem relevantes no processo de ensino da disciplina de biologia, obteve-se que 100% (N=32) dos estudantes são favoráveis à presença de jogos para o entendimento dos conteúdos. Ao serem questionados sobre a possibilidade de usarem um jogo de roleta para aprenderem aspectos da fauna e flora do PARNA Tumucumaque, os resultados demonstraram que 100% (N=32) dos alunos eram favoráveis à sua utilização para a aprendizagem. Demonstrando que os estudantes apresentam interesse em aprender com uma metodologia diferente de aulas tradicionais e que o lúdico pode ser eficaz para o ensino de características das Unidades de Conservação do Amapá.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, Educação Ambiental, Lúdico.
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Priscila Costa Dias, Dayse Maria Cunha Sá, Bianca Mamede Mendes, Yuri Nascimento do Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”