Práticas pedagógicas como ferramenta para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1325

Palabras clave:

Biologia, Ensino de ciências, Microorganismos

Resumen

As principais atribuições da microbiologia é estudar a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia, o metabolismo e a identificação de seres microscópicos, bem como a sua distribuição natural, suas relações recíprocas com outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudiciais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam no ambiente. Neste sentido, objetivou-se com este estudo desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos da turma de 7° ano do ensino fundamental em escola municipal. As atividades foram realizadas na escola de rede municipal localizada na cidade de Arapiraca, no bairro Brasília. O público alvo foram os alunos da 7° do ensino Fundamental II. Aproximadamente 60 alunos participaram das atividades realizadas. Foram realizadas palestras e práticas voltadas as temáticas desenvolvidas durante a intervenção. Após as práticas e palestras, um questionário semiestruturado foi aplicado. Com o resultado do questionário aplicado, pôde-se observar que os alunos não compreenderam exatamente o foco e o que estuda a microbiologia, porém, compreenderam outras questões, como as questões de higiene e patogenicidade de microrganismos. Pode-se afirmar, com base nos resultados, que mais intervenções teórico-práticas para concretizar o conhecimento em relação às temáticas abordadas.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria da Piedade da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0001-5207-2880; Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Alagoas –UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: pieta_silva@hotmail.com;

Elânia Domingos dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0002-0246-4293; Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: domingoselania2@gmail.com

Deyse Karoline dos Santos Trindade, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0003-4156-7508; Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: deysekt@outlook.com

Letícia Carla da Silva Araújo, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0001-6133-5830; Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: leticia.araujo.biouneal@gmail.com

Marianne Martins dos Santos Pereira, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0002-8973-585X; Graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: m.mariannemart@gmail.com;

Rosany Raquel de Almeida Fonseca, Universidade Estadual de Alagoas

0000-0002-5077-1802; Graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: rosanymotta123.rm@gmail.com

Esmeralda Porto Lopes, Universidade Estadual de Alagoas

000-0003-3765-0712; Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNEAL, Arapiraca-AL, BRASIL, E-mail: eportolopes@yahoo.com.br.

Citas

BIZZO, N. Ciências: Facil ou Dificil?São Paulo: àtica, 2001.

DE LIMA, G. H.; DA SILVA, R. S.; ARANDAS, M. J. G.; DE LIMA JUNIOR, N. B.; CÂNDIDO, J. H. B.; DOS SANTOS, K. R. P. O. Uso de atividades práticas no ensino de ciências em escolas públicas do município de Vitoria de Santo Antão –PE. Ver. Ciênc. Ext. v.12, n. 1, p.19-27,2016.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

LIMA, K. E. C; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: avaliação de políticas públicas. Educacionais, Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 397-412, jul./set. 2006.

LIMBERGER, K. M; SILVA, R. M; ROSITO, B. A. Investigando a contribuição de atividades experimentais nas concepções sobre microbiologia de alunosdo ensino fundamental. IN: XSALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PUCRS, 2009.

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino das ciências. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n.1, p.81-90,1992.

MORESCO, T. R. et al. Ensino de microbiologia experimental para Educação Básica no contexto da formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, Nº 3, p. 435-457, 2017.

PERRENOUD, P. H. (2000). Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora (trad. Em poetuguais de Dix nouvelles competences pour ensaigner. Invitation au Voyage. Paris: ESF, 1999).

TRAVASSOS, L. J. Tratado de Microbiologia. São Paulo: Manoele, 1971. V1.

Publicado

2021-01-28

Cómo citar

Silva, M. da P. da, Santos, E. D. dos, Trindade, D. K. dos S., Araújo, L. C. da S., Pereira, M. M. dos S., Fonseca, R. R. de A., & Lopes, E. P. (2021). Práticas pedagógicas como ferramenta para a aprendizagem de microbiologia no ensino fundamental. Diversitas Journal, 6(1), 562–570. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1325