O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472

Palabras clave:

Tecnologias, Ensino, saúde, benefícios

Resumen

No âmbito da saúde, o uso de tecnologias constitui-se em processos concretizados que são derivadas de pesquisa para o desenvolvimento de um conjunto de atividades, que possui como finalidade gerar conhecimentos e aplicar nos processos transformando a utilização empírica em uma abordagem científica. Nesta perspectiva, as tecnologias então, possui um conjunto de aparatos com o objetivo de promover a saúde, prevenir e tratar as doenças e reabilitar as pessoas incorporadas ao cuidado. O presente estudo tem por objetivo descrever os desafios e benefícios das tecnologias auxiliadora aplicada na assistência à saúde, a partir do contexto, bem como discutir a aplicabilidade das tecnologias no cuidado sob a perspectiva que busca contribuir para o conceito de assistência segura na cultura dos profissionais de saúde, fortalecendo a qualidade da assistência. Além disso, servirá como estímulo para o desenvolvimento de futuros estudos sobre o tema. Inicialmente, procedeu-se a busca aleatória de artigos científicos e livros por meio de busca eletrônica. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão de literatura, com abordagem qualitativa, de discentes do Curso de Enfermagem, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, no período de junho a agosto de 2020, que selecionou vinte e cinco publicações para compor o estudo, das quais abordam as os desafios e benefícios no qual aludem o uso da tecnologia na assistência ao cuidado em saúde e enfermagem de forma ampla, não se evidenciando um foco de aplicação. Essas publicações definem conceitos e explicitam os tipos de tecnologias mais utilizados. Assim, a discussão em torno das tecnologias de cuidado se faz relevante na busca pela obtenção de melhores resultados quando gerencia o cuidado com o recurso tecnológico que mais contribuiu para o benefício do paciente. Com  isso é necessário efetivar a utilização das tecnologias em saúde adequada para cada estação do cuidado, reduzindo as deficiências encontradas e despertando o interesse para as tecnologias eficazes e com maior número de benefícios às quais se mostram essenciais para a plena recuperação da clientela.

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Biografía del autor/a

Elis Nayara Lessa de Barros, Faculdade CESMAC do sertão

0000-0003-3705-9658, Estudante de graduação em enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão. Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. E-mail: elisnayara_13@hotmail.com

Pauliana Santos de Farias, Faculdade CESMAC do sertão

0000-0001-9561-4512, Estudante de graduação em enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão. Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. E-mail: paulianafariass@hotmail.com

Ana Karla Rodrigues Lourenço, Faculdade CESMAC do sertão

0000-0002-9055-2532, Estudante de graduação em enfermagem da Faculdade CESMAC do Sertão. Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. E-mail: karlaana575@gmail.com

Alessandra Nascimento Pontes, Faculdade CESMAC do sertão

000-0001-8064-2991, Doutoranda da Universidade Presbiteriana Mackenzie -Distúrbios do Desenvolvimento; Professora Titular do Centro Universitário CESMAC; Palmeira dos Índios, Alagoas; Brazil. E-mail: profanpontes@gmail.com

Mozart de Melo Alves Junior, Faculdade CESMAC do sertão

0000-0002-4865-6581, Doutorando em Engenharia da Computação pela UPE; Professor titular e coordenador do núcleo de Robótica do Centro Universitário CESMAC. Palmeira dos Índios, Alagoas; Brasil. E-mail: mozartkmf@gmail.com

Jaqueline Maria da Silva, Faculdade CESMAC do sertão

0000-0001-5177-2770, Professora Titular III do curso de Bacharelado em Enfermagem; Líder do grupo de pesquisa Biotecnologia e Tecnologia Aplicada à Saúde (BIOTECTAS) da Faculdade Cesmac do Sertão; Palma dos Índios; Alagoas; Brasil.Email: Jaqueline.silva@cesmac.edu.br

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Publicado

2021-01-28

Cómo citar

Barros, E. N. L. de, Farias, P. S. de, Lourenço, A. K. R., Pontes, A. N., Alves Junior, M. de M., & Silva, J. M. da. (2021). O uso das tecnologias auxiliadoras à saúde: desafios e benefícios. Diversitas Journal, 6(1), 698–712. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1472