Experimentação no ensino de Química: Relatos do programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1816Resumen
RESUMO: As atividades com caráter experimental podem ser consideradas ferramentas didáticas para fortalecer o ensino de ciências. Assim, esta pesquisa de ensino realizada no laboratório de educação da Escola Estadual Senador Rui Palmeira – PREMEM, mostra que para atingir os principais objetivos do ensino de ciências, é preciso que esta prática seja redefinida ou reposicionada. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar o nível de compreensão de conteúdos de química através da prática aplicada com a contextualização no cotidiano, conceituando a importância das aulas práticas para o ensino de química. Trata-se de uma pesquisa através da execução e aplicação de aulas experimentais, durante o ano de 2018 a 2020 na disciplina eletiva de Química Experimental para as séries de 1º, 2º e 3º ano da Escola PREMEM. Avaliou-se a relação entre aproveitamento e aprendizagem pelo discente e analisou-se os desafios relacionados as aulas de experimentação no ensino da química. Observou-se um bom aproveitamento e aprendizagem, por parte dos alunos, ressaltando que a experimentação é uma ferramenta muito importante para melhorar os índices de aproveitamento e aprendizagem. Além disso, é necessário que o professor faça um planejamento antecipado de sua aula prática a fim de que os objetivos propostos por ele, sejam alcançados, de forma que os alunos adquiram o conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Docência em Química, Experimentos, Aulas Experimentais.
ABSTRACT: Experimental activities can be considered didactic tools to strengthen science teaching. Therefore, this teaching research carried out in the education laboratory of the Escola Estadual Senador Rui Palmeira - PREMEM, shows that in order to achieve the main objectives of science education, it is necessary that this practice be redefined or repositioned. The aim of this work was to analyze the level of understanding of chemistry content through applied practice with contextualization in everyday life, conceptualizing the importance of practical classes for teaching chemistry. It is a research through the execution and application of experimental classes, during the year 2018 to 2020 in the elective discipline of Experimental Chemistry for the 1st, 2nd and 3rd year grades of PREMEM high School. The relationship between achievement and learning by the student was evaluated and the challenges related to experimentation classes in the teaching of chemistry were analyzed. It was observed a good use and learning on the part of the stressing that the experimentation is a very important tool to improve the rates of achievement and learning. In addition, it is necessary for the teacher to plan in advance his practical class so that the objectives proposed by him, are achieved, so that students acquire knowledge.
KEYWORDS: Teaching in Chemistry, Experiments, Experimental Classes.
Métricas
Citas
AMAURO, N. Q.; DE SOUZA, P. V. T.; MORI, R. C. As funções pedagógicas da experimentação no ensino de Química. Multi-ScienceJournal (ISSN 2359-6902), v. 1, n. 3, p. 17-23, 2015. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/multiscience/article/view/95. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
GONÇALVES, R. P. N.; GOI, M. E. J. Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica: Uma Revisão de Literatura. Revista Debates em Ensino de Química, v. 6, n. 1, p. 136-152, 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2627. Acesso em: 02 nov. 2020.
GONÇALVES, F. P.; MARQUES, C. A. Contribuições pedagógicas e epistemológicas em textos de experimentação no ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 219-238, 2006. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/494/297. Acesso em: 02 nov. 2020.
HALFEN, R. A. P. et al. Experimentos químicos em sala de aula utilizando recursos multimídia: uma proposta de aulas demonstrativas para o ensino de Química Orgânica. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 19, n. 2, p. 270-294, 2020. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_2_2_ex1505_35F.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.
LIMA, J. O. G. De; ALVES, I M. R. Aulas experimentais para um ensino de Química mais significativo. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2913. Acesso em: 02 nov. 2020.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v.12, n.1, p. 139-153, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/31. Acesso em: 30 out. 2020.
PAULETTI, F. Entraves ao ensino de química: apontando meios para potencializar este ensino. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 5, n. 8, p. 98-107, 2017. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/39. Acesso em: 02 nov. 2020.
PIRES, R. G.; DE ARAÚJO, M. S. T.; AMARAL, C. L. C. Levantamento e análise da utilização de experimentos no ensino de ciências em contextos investigativos. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n.1, p. 7-28, jan./jun. 2019. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6785. Acesso em: 30 out. 2020.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional De Ensino De Química, v. 18, p. 1-8, 2016. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.
SILVA, A. C. C. Q. et al. A Experimentação no Foco da Aprendizagem: Ensinando Eletroquímica de Forma Fácil e Barata. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 8-14, 2019. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1486. Acesso em: 29 out. 2020.
SILVA, V. C. et al. Didáticas experimentais como ferramenta de ensino nas aulas de química do ensino médio. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e41973547-e41973547, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341020375_Didaticas_experimentais_como_ferramenta_de_ensino_nas_aulas_de_quimica_do_ensino_medio. Acesso em: 02 nov. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ana Paula Barbosa da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”