A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19

Autores/as

  • Ana Flávia dos Santos Zeferino Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Claudevânio da Silva Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • José Atalvânio da Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1923

Resumen

Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico.

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Archivos adicionales

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Flávia dos Santos Zeferino, A., Silva, C. da, & Silva, J. A. da. (2022). A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19. Diversitas Journal, 7(1), 0424–0434. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1923