Abordagem dos temas sociocientíficos no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Química em Benjamin Constant, AM
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1976Palabras clave:
Educação, Saúde Pública, Doenças NegligenciadasResumen
Os temas sociocientíficos permitem compreender as superações da atualidade, temas resultantes das discussões de uma era globalizada em meio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia. Deste modo, realizou-se uma pesquisa de forma remota mediante a utilização do aplicativo de WhatsApp, com o objetivo de compreender a abordagem dos temas sociocientíficos no ensino de Ciências Naturais, Biologia e Química com professores de duas escolas do município de Benjamin Constant- AM. Utilizou-se as pesquisas bibliográfica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo o instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado aplicado aos professores das áreas mencionadas. Sobre os resultados, 90% dos professores afirmaram saber o conceito de temas sociocientíficos, porém, apesar desse quantitativo, apenas 3 professores relataram de fato um conceito próximo do escolhido como base. 90% dos professores disseram abordar os assuntos relacionados aos temas sociocientíficos em suas práticas pedagógicas, porém, é notável que pode estar ocorrendo uma confusão conceitual do que seriam os temas sociocientíficos, especialmente por se notar uma superficialidade nas respostas dos mesmos. Vale ressaltar que 70% dos professores, afirmaram que a escola trabalha os assuntos sociocientíficos, e são realizados em vários segmentos, por meio de projetos, feira de ciências, exposição de cartazes e/ou similares. Diante do panorama, fica evidente que a prática didática do professor é extremamente importante para permitir uma discussão sobre os assuntos sociocientíficos nos espaços de ensino.
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