Fundamentos da Matemática

Inquietações Lógico-Filosóficas

Autores

  • Carlos André Duarte Costa Universidade Estadual de Alagoas, Brasil
  • Natercia de Andrade Lopes Neta Universidade Estadual de Alagoas, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5532-9300

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.2837

Palavras-chave:

Fundamentos da Matemática, Teoria de Conjuntos, Lógica, Filosofia

Resumo

Esta revisão de literatura procura apresentar uma sistematização dos conceitos que fundamentam a matemática, mostrando as conexões entre a filosofia das ciências e a lógica. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e focamos em extrair os elementos conceituais aderentes ao tema. Argumentamos que o ensino de Matemática pode avançar em contribuições na base filosófica para que o aluno perceba que essa ciência é dinâmica, e que sua natureza é composta de elementos que permitem o debate lógico-filosófico proporcionando mais uma alternativa para a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Carlos André Duarte Costa, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

0000-0002-2035-8080; Universidade Estadual de Alagoas, Professor Auxiliar do Curso de Licenciatura em Matemática. Brasil. E-mail: carloscosta@uneal.edu.br

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, especialização em Matemática e Estatística (cálculo e estatística) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e graduação em matemática pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Atualmente é professor auxiliar do curso de Matemática no campus III da Universidade Estadual de Alagoas, ministrando aulas nas disciplinas de Cálculo, Cálculo Numérico, Análise, Álgebra abstrata, Teoria dos Números e Geometria Euclidiana.

Natercia de Andrade Lopes Neta, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

0000-0002-5532-9300; Universidade Estadual de Alagoas, Professora Adjunta do curso de licenciatura em Matemática. Brasil. E-mail: natercia.lopes@uneal.edu.br

Professora Adjunta do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Alagoas e do Ensino Fundamental Na Prefeitura de Maceió. Titulações: Licenciada em Matemática (2004) e Especialista em Gestão Escolar pela UFAL (2007), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE (2013) e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra - UFPE (2017). Tema da dissertação: Infratores, Apenados e Matemática: as Representações Sociais de Escola por Professores Tema da tese: Representações sociais da escola por pais e desempenho escolar dos alunos em contextos de diferentes níveis de violência Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Estatística. Ciências Humanas: Educação Matemática; Representações Sociais; Violência Escolar; Escola Pública.

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

Duarte Costa, C. A., & de Andrade Lopes Neta, N. (2024). Fundamentos da Matemática: Inquietações Lógico-Filosóficas. Diversitas Journal, 9(4). https://doi.org/10.48017/dj.v9i4.2837