O Estudo sobre as questões Sociocientíficas e o Projeto Político Pedagógico de escolas públicas de Benjamin Constant, AM, Braasil.
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i2.3003Palavras-chave:
Atividades curriculares, projetos educacionaisResumo
Os temas sociocientíficos são importantes, pois, permitem compreender as superações da atualidade, temas resultantes das discussões de uma era globalizada em meio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, surgida com vigor a partir da revolução industrial. Este projeto de pesquisa visou a identificação na proposta curricular, Projeto Político Pedagógico de escolas públicas de Benjamin Constant, com ações relacionadas aos temas sociocientíficos, verificando como ocorre a contextualização de tais temas no âmbito escolar. O projeto foi executado em quatro instituições de ensino básico, sendo: Escola Municipal Cosme Jean, Escola Municipal Graziela Correa de Oliveira, Escola Municipal Margarete Coelho e Escola Municipal Olavo Bilac. Os dados foram obtidos a partir da pesquisa documental, onde foi feito análise dos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições em estudo. Os resultados demonstraram que os temas sociocientíficos, presentes nos PPPs, desde a conteúdos relacionados a gravidez na adolescência, educação sexual, pluralidade cultural, bem como, a temas que estejam voltados a educação ambiental e meio ambiente, encontram-se estagnados diante de propostas que devem ser atualizadas levando em consideração as constantes mudanças que ocorrem na sociedade. Deste modo, as instituições, buscam nas abordagens dos temas a contextualização do que se é trabalhado, conciliando sociedade e ciência, uma vez que estas são primordiais para garantir uma visão crítica dos alunos sobre os efeitos que acometem na sociedade. Espera-se que os resultados, desta pesquisa, possam auxiliar na projeção de projetos e a atividades para o desenvolvimento científico no ensino local e a potencialização da abordagem dos temas sociocientíficos nas escolas.
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