Uso de estudos de caso no ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): Uma abordagem ativa para o pensamento crítico a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

Autores

  • Maria Letícia Barbosa Pereira Aquino Universidade Estadual de Alagoas, Brasil
  • Jarielson Silva Acioli Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil
  • Lino do Nascimento Filho Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3309-1183
  • Jhonatan Ferreira da Silva Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil
  • Lucas Marcos Amorim da Silva Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil
  • Dalton Ferreira Matos Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3428

Palavras-chave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Metodologias ativas, Educação, Estudos de caso, Aprendizagem baseada em problemas

Resumo

A abordagem do ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no ambiente escolar enfrenta desafios significativos, exigindo estratégias inovadoras que vão além da simples transmissão de informações. Este artigo analisa como metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e os estudos de caso fictícios, podem transformar o ensino desse tema, promovendo um aprendizado mais dinâmico, contextualizado e eficaz. Por meio de uma revisão de literatura abrangendo publicações de 2015 a 2025, discutem-se os fundamentos e benefícios dessas práticas pedagógicas na promoção do pensamento crítico, da resolução de problemas e da tomada de decisões conscientes pelos estudantes. Os estudos de caso fictícios destacam-se como ferramentas que permitem explorar dimensões biológicas, sociais e culturais das ISTs em um ambiente controlado, mas realista, promovendo a discussão aberta e a reflexão ética. A educação sexual mediada por essas abordagens contribui para a desconstrução de tabus e estigmas, além de fomentar atitudes preventivas e responsáveis. Apesar dos avanços, ainda existem barreiras relacionadas à formação docente, aos recursos disponíveis e à resistência cultural, que precisam ser superadas para ampliar o impacto positivo dessas metodologias. Os resultados indicam que as práticas inovadoras fortalecem a educação em saúde, preparando os jovens para lidar com questões de saúde pública de maneira mais crítica e informada. Assim, o ensino de ISTs torna-se não apenas uma ferramenta educativa, mas também um agente transformador na promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Letícia Barbosa Pereira Aquino, Universidade Estadual de Alagoas, Brasil

0000-0003-4892-802X; Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil. Leticiapereiraaquino@hotmail.com  

Jarielson Silva Acioli, Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil

0000-0001-9649-7717; Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil. Jarielson.olivenca@gmail.com

Lino do Nascimento Filho, Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil

 0000-0003-3309-1183; Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil. Linomanoelf@gmail.com

Jhonatan Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil

0000-0003-2292-2172; Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil. Jhonatanferreira615@gmail.com

Lucas Marcos Amorim da Silva, Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil

 0000-0003-3567-7161; Universidade Estadual de Alagoas. Santana do Ipanema, Alagoas (AL), Brasil. Lucasmarcosamorim@gmail.com

Dalton Ferreira Matos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), Brasil

 0000-0002-6188-7536; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Daltonmatosgn@gmail.com, Brasil

Referências

Almeida, C. F., & Santos, R. L. (2021). Metodologias ativas no ensino de ciências: Desafios em contextos escolares brasileiros. Educação em Debate, 18(2), 112–127.

Almeida, J. P., & Santos, L. B. (2020). Estudos de casos no ensino: Fundamentos teóricos e aplicabilidades práticas. Revista Brasileira de Educação e Pesquisa, 18(3), 89–105.

Almeida, M. S. (2023). Educação integral e saúde sexual: Reflexões sobre o ensino crítico no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 28(3), 89–103.

Almeida, R. T., & Santos, C. R. (2020). Impactos de programas educativos na prevenção de ISTs em adolescentes brasileiros. Revista Brasileira de Saúde Pública, 36(5), 122–138.

Barbosa, A. P. S., & Costa, J. M. (2021). Educação sexual e saúde reprodutiva: Um olhar sobre os adolescentes brasileiros. Saúde e Educação, 27(2), 105–121.

Barbosa, L. F., Souza, M. A., Oliveira, R. T., & Lima, R. G. (2020). Epidemiologia das ISTs: Avanços e desafios no Brasil. Journal of Global Health, 15(2), 45–59.

Barros, C. A., Lima, P. S., Andrade, F. M., & Torres, L. G. (2020). Aprendizagem baseada em problemas no ensino médio: Impactos na motivação e no desempenho dos alunos. Revista de Educação e Pesquisa, 19(3), 57–74.

Ferraz, A. L. S., & Dias, L. C. (2019). Desafios no ensino de ISTs em escolas brasileiras: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação, 24(78), 56–73.

Ferraz, L. R., Oliveira, A. G., & Martins, E. F. (2023). Estudos de caso como metodologia ativa no ensino médio: Um estudo empírico. Revista de Educação Contemporânea, 15(1), 45–62.

Ferreira, A. P., Nascimento, M. J., & Andrade, T. R. (2021). Educação sexual como ferramenta de prevenção às ISTs em jovens adultos. Ciência e Educação, 25(3), 89–102.

Ferreira, C. R., Almeida, V. F., & Torres, J. D. (2022). Desafios no ensino de ISTs nas escolas brasileiras: Uma revisão crítica. Revista Brasileira de Educação, 36(5), 67–82.

Ferreira, J. M., & Silva, A. C. (2019). Tabus e resistências: Desafios na educação sexual em escolas brasileiras. Cadernos de Educação e Saúde, 14(3), 45–60.

Freire, P., & Santos, M. C. (2020). Educação crítica e a sexualidade: Uma abordagem emancipadora. Cadernos de Pedagogia Crítica, 12(4), 45–60.

Lima, M. T., & Costa, B. H. (2023). Educação dinâmica e saúde: Metodologias inovadoras no ensino de ISTs. Revista Brasileira de Práticas Educativas, 25(1), 78–93.

Mendes, J. C., Rocha, B. L., & Farias, A. P. (2021). Metodologias ativas no ensino de ciências: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, 34(4), 123–137.

Mendes, R. A., Cardoso, D. F., & Brito, M. S. (2022). A BNCC e as metodologias ativas no ensino de ciências. Educação em Perspectiva, 23(4), 67–82.

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Pereira, A. C. O., Lima, P. C., & Castro, J. M. (2019). Estudos de caso fictícios no ensino de saúde: Uma estratégia para o aprendizado ativo. Revista de Práticas Pedagógicas, 15(3), 34–48.

Pereira, A. L., Costa, L. M., & Menezes, J. V. (2018). Jovens, sexualidade e vulnerabilidade: Desafios da educação sexual no Brasil. Revista de Saúde Pública, 34(5), 123–136.

Pereira, C. R., Costa, L. A., & Menezes, T. M. (2018). Educação sexual nas escolas: Estratégias pedagógicas para a saúde integral. Cadernos de Educação, 15(3), 78–94.

Pereira, L. C., Santos, R. C., & Carvalho, S. A. (2019). O uso de estudos de casos fictícios no ensino de ciências: Um panorama recente. Revista de Metodologias Educativas, 20(2), 34–49.

Pereira, L. G., Oliveira, B. M., & Andrade, R. F. (2020). A aprendizagem baseada em problemas no ensino de saúde sexual. Revista de Educação e Saúde Pública, 22(4), 34–49.

Pereira, M. A., Lima, R. S., & Andrade, D. S. (2020). O papel do professor na educação sexual: Perspectivas e desafios no ensino médio. Educação em Foco, 14(3), 89–103.

Rocha, B. A., Ferreira, L. G., & Andrade, V. S. (2018). A educação sexual nas escolas: Desafios e perspectivas. Cadernos de Saúde Pública, 34(6), 1123–1137.

Rocha, C. G., Fernandes, L. M., & Teixeira, T. R. (2018). Educação sexual no ensino médio: Estratégias pedagógicas e desafios. Cadernos de Educação e Saúde, 10(3), 112–126.

Rocha, D. F., Fernandes, S. A., Silva, M. G., & Oliveira, R. L. (2023). O impacto psicossocial das ISTs em adolescentes: Uma revisão narrativa. Psicologia e Saúde, 42(1), 33–47.

Rocha, M. E. A., & Menezes, G. N. (2022). Educação interdisciplinar: Abordagens inovadoras no ensino de ISTs. Educação e Saúde Coletiva, 17(5), 56–72.

Rocha, M. E. A., & Souza, C. F. (2021). Educação sexual inclusiva: Práticas pedagógicas para o século XXI. Educação e Sociedade, 40(8), 34–49.

Silva, B. R., Nunes, L. F., & Barbosa, T. M. (2021). Estudos de caso fictícios: Promovendo a criatividade e a reflexão no ensino básico. Revista Brasileira de Práticas Pedagógicas, 19(2), 54–71.

Silva, C. S., Almeida, R. T., & Nascimento, M. S. (2022). APB no ensino de ISTs: Estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico. Revista de Educação em Saúde, 14(2), 78–91.

Silva, G. F., Pereira, A. R., & Nascimento, D. F. (2022). Metodologias ativas no ensino de ciências e sexualidade. Revista Ciência e Educação, 30(2), 67–84.

Silva, P. M., Alves, R. C., & Mendes, T. J. (2020). Metodologias ativas na educação sexual: Promovendo o pensamento crítico em adolescentes. Revista de Pesquisa e Ensino, 18(4), 56–73.

Silva, R. S., & Lopes, G. M. (2022). Saúde sexual e educação crítica: Um estudo sobre a tomada de decisões informadas. Revista de Educação e Saúde, 15(2), 78–91.

Souza, R. A., Almeida, V. C., & Matos, D. F. (2019). Desafios na implementação da APB em escolas públicas brasileiras. Educação em Foco, 16(2), 45–59.

World Health Organization. (2022). Sexually transmitted infections (STIs). https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/sexually-transmitted-infections-(stis)

Downloads

Publicado

2025-07-27

Como Citar

Barbosa Pereira Aquino, M. L., Silva Acioli, J., do Nascimento Filho, L., Ferreira da Silva, J., Amorim da Silva, L. M., & Ferreira Matos, D. (2025). Uso de estudos de caso no ensino de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): Uma abordagem ativa para o pensamento crítico a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Diversitas Journal, 10(3). https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3428