Percepção de professores de matemática sobre a avaliação eletrônica formativa para uma educação sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3512

Palavras-chave:

Educação matemática de pós-graduação, ferramentas digitais de aprendizagem, desafios na elaboração de avaliações, avaliação reflexiva

Resumo

A educação sustentável busca criar ambientes de aprendizagem equitativos e acessíveis que promovam a aprendizagem e a adaptabilidade ao longo da vida, e as ferramentas digitais desempenham um papel fundamental para atingir esses objetivos. A avaliação formativa, especialmente por meio de plataformas eletrônicas, é cada vez mais reconhecida como uma prática sustentável que aprimora o engajamento dos alunos e os resultados da aprendizagem, fornecendo feedback oportuno e facilitando a melhoria contínua. Utilizando um delineamento de pesquisa de métodos mistos, este estudo explora as percepções de alunos de mestrado em matemática sobre a avaliação formativa online, baseando-se em respostas quantitativas a pesquisas e reflexões qualitativas baseadas em seus papéis como alunos e designers de avaliação. Um total de 62 participantes selecionados propositalmente se matricularam na disciplina Análise 1, ministrada pela pesquisadora. Os resultados mostraram percepções diversas entre os educadores matemáticos em relação a diferentes aspectos da avaliação formativa online. A maior média foi encontrada para o item “O feedback é rápido” (M = 4,40, DP = 0,89), enquanto a menor média foi encontrada para o item “A avaliação formativa online beneficia mais os alunos do que a avaliação em papel” (M = 3,44, DP = 0,91). Quando questionados sobre os desafios encontrados na criação de avaliações formativas on-line de múltipla escolha, os entrevistados citaram dificuldades na elaboração de questões de raciocínio de ordem superior, no equilíbrio entre a dificuldade das questões e preocupações de que a distribuição aleatória de questões pelo Google Classroom pudesse atrapalhar a estrutura da avaliação. Apesar dessas preocupações, a análise estatística não mostrou correlação significativa entre as percepções dos instrutores sobre a contribuição e a eficácia da avaliação formativa on-line e seu uso real ou níveis de conforto. Ainda assim, as descobertas destacam insights importantes sobre seus benefícios percebidos e desafios práticos, apoiando práticas sustentáveis ​​de avaliação na educação matemática de pós-graduação. Apesar dessas preocupações, a análise estatística não revelou uma relação significativa entre o uso real ou os níveis de conforto dos instrutores e suas percepções sobre a contribuição e a eficácia da avaliação formativa on-line. No entanto, os resultados apoiam práticas sustentáveis ​​de avaliação na educação matemática de pós-graduação, esclarecendo aspectos importantes de seus benefícios percebidos e desafios do mundo real.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elena Magcalen, Graduate School, Marikina Polytechnic College; Marikina City, Philippines

0009-0008-9726-2977; Graduate School, Marikina Polytechnic College; Marikina City, Philippines;magcalen.mea@mpc.edu.ph

Referências

Afacan Adanır, G., İsmailova, R., Omuraliev, A., & Muhametjanova, G. (2020). Learners’ perceptions of online exams: A comparative study in Turkey and Kyrgyzstan. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 21(3), 1-17. https://doi.org/10.19173/irrodl.v21i3.4679

Al Breiki, M., Yahaya, W. A. J. W., & Jaafar, W. A. (2023). The Role of the Online Professional Learning Community in Developing Formative E-assessment Strategies for In-Service Omani Teachers. Journal of Creative Practices in Language Learning and Teaching (CPLT), 11(3), 233-246.

Alamr, S. M., Leon-Urrutia, M., & Carr, L. A. (2023, September). E-assessment in Computer Science Higher Education. In Proceedings of the 15th International Conference on Education Technology and Computers (pp. 378-383). https://doi.org/10.1145/3629296.3629357

Almuhanna, M. (2023). Improving E-Assessment Based on University Students' Experiences. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, 22(1), 130-143.

Anwar, S., Muhammad, Y., & Bokhari, T. B. (2022). Teachers’ intentions & challenges concerning e-assessment at the virtual university of Pakistan: A phenomenological study. Research Journal of Social Sciences and Economics Review, 3(2), 92-101.

Astiandani, F. R., & Anam, S. U. (2021). EFL Teachers' Perceptions Towards the Implementation of Online Formative Assessment Amidst the Covid-19 Pandemic. ELT Worldwide, 8(2), 269-277. http://dx.doi.org/10.26858/eltww.v8i2.21326

Al-Hattami, A. A. (2020). E-Assessment of students performance during the E-Teaching and learning. International Journal of Advanced Science and Technology, 29(8), 1537-1547.

Azharini, R., Rosidin, U., & Perdana, R. (2023, May). Analysis of Student Needs for e-Assessment Tools Oriented to Higher Order Thinking Skills (Host) in Thematic Learning to Measure Soft Skills and Hard Skills Competence. In 4th International Conference on Progressive Education 2022 (ICOPE 2022) (pp. 79-87). Atlantis Press. https://doi.org/10.2991/978-2-38476-060-2_9

Babo, R. (2021). Improving individual and collaborative E-assessment through multiple-choice questions and WebAVALIAA: A new e-assessment strategy implemented at a Portuguese university (Doctoral dissertation, Itä-Suomen yliopisto).

Bakker, A., Cai, J., & Zenger, L. (2021). Future themes of mathematics education research: An international survey before and during the pandemic. Educational Studies in Mathematics, 107(1), 1–24. https://doi.org/10.1007/s10649-021-10043-y

Baneres, D., Whitelock, D., Ras, E., Karadeniz, A., Guerrero-Roldan, E., and Rodriguez, M., 2019. Technology enhanced learning or learning driven by technology. International Journal of Educational Technology in Higher Education, Available at: [Accessed 10 April 2021]

Barana, A., Conte, A., Fissore, C., Marchisio, M., & Rabellino, S. (2019). Learning Analytics to improve Formative Assessment strategies. Journal of E‑Learning and Knowledge Society, 15(3), 75–88. https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135057

Bearman, M., Nieminen, J. H., & Ajjawi, R. (2023). Designing assessment in a digital world: an organising framework. Assessment & Evaluation in Higher Education, 48(3), 291-304.

Binova, L., Puspitaloka, N., & Rahmawati, M. (2024). Narrative Inquiry of EFL Students’ Experiences in Learning Grammar by Using Quizizz as a Formative Assessment Tool. Jurnal Ilmiah Wahana Pendidikan, 10(2), 564-571.

Campbell, S., Greenwood, M., Prior, S., Shearer, T., Walkem, K., Young, S., Bywaters, D., & Walker, K. (2020). Purposive sampling: Complex or simple? Research case examples. Journal of Research in Nursing, 25(8), 652–661. https://doi.org/10.1177/1744987120927206

Caspari-Sadeghi, S., Forster-Heinlein, B., Mägdefrau, J., & Bachl, L. Sustainable e-assessment in mathematics instruction. Exploring new ways to connect, 145.

Creswell, J. W., Plano Clark, V. L., & Fetters, M. D. (2021). Designing and conducting mixed methods research (4th ed.). Sage.

Commission on Higher Education. (2020, September 2). CHED Memorandum Order No. 4, series of 2020: Guidelines on the implementation of flexible learning. https://ched.gov.ph/wp-content/uploads/CMO-No.-4-s.-2020-Guidelines-on-the-Implementation-of-Flexible-Learning.pdf

Dawadi, S., Shrestha, S., & Giri, R. A. (2021). “Mixed-methods research: A discussion on its types, challenges, and criticisms.” Journal of Practical Studies in Education, 2(2), 25–36.

Deeva, I., Fong, C., & Schallert, D. L. (2021). Effects of learner choice over automated, immediate feedback in computer-based assessment settings. Learning and Instruction, 96, Article 102065. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2024.102065

Dewanti, S. S., Kartowagiran, B., & Jailani, R. (2020). Lecturers' Experience In Assessing 21st-Century Mathematics Competency In Indonesia. Problems of Education in the 21st Century, 78(4), 500.

Divjak, B., Žugec, P., & Pažur Aničić, K. (2024). E-assessment in mathematics in higher education: a student perspective. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 55(8), 2046-2068. https://doi.org/10.1080/0020739X.2022.2117659

Doğan, N., Kıbrıslıoğlu, N., Keleci̇Oğlu, H., & Hambleton, R. K. (2020). An overview of e-assessment. Hacettepe Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, 35(Special Issue), 1-5. https://doi.org/10.16986/HUJE.2020063669

Dy, E. H. L., Tan, A. J., & Errabo, D. D. (2021, June). Students' Perceptions and Anxieties towards e-Assessment: Implications for Online Classroom Delivery. In 2021 IEEE International Conference on Educational Technology (ICET) (pp. 191-195). IEEE.

Elsani, E., & Fahriany, F. (2024, June). Teachers’ Perspective Integrating Quizizz as an e-Assessment ICT Technique to Deliver English Grammar. In Proceeding of Annual International Conference on Islamic Education and Language (AICIEL) (pp. 501-512).

Ferdousi, B. (2024). Impact of Formative and Summative e-Assessment on Active Learning.

Ghouali, K., Benmoussat, S., & Ruiz Cecilia, R. (2020). E-assessment on the spotlight: Present and future prospects. https://doi.org/10.30827/DIGIBUG.59151

McCallum, S., & Milner, M. M. (2020). The effectiveness of formative assessment: Student views and staff reflections. Assessment and Evaluation in Higher Education, 46(1), 1–16. https://doi.org/10.1080/02602938.2020.1754761

OECD. (2021). OECD Digital Education Outlook 2021: Pushing the Frontiers with Artificial Intelligence, Blockchain and Robots. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/589b283f-en

OECD. (2020). Remote online exams in higher education during the COVID-19 crisis. OECD Education Policy Perspectives, No. 6. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/f53e2177-en

Orsi, M., & Juliano, L. (2021). Impact of Formative E-Assessment on Attendance. Journal of Higher Education Theory and Practice, 21(15), 218-225.

Peculea, L. (2020). Perspectives of future teachers on formative e-assessment using the classroom response system. European Proceedings of Social and Behavioural Sciences. http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2020.06.40

Petrova, T., Ivanova, M., & Naydenova, I. (2020). EVALUATION OF E-ASSESSMENT: THE STUDENTS'PERSPECTIVE. In The International Scientific Conference eLearning and Software for Education (Vol. 2, pp. 199-206). " Carol I" National Defence University.

Prendes-Espinosa, P., García-Tudela, P. A., & Gutiérrez-Porlán, I. (2022). Formative E-Assessment: A Qualitative Study Based on Master's Degrees. International Education Studies, 15(2), 1-13.

Say, R., Visentin, D., Saunders, A., Atherton, I., Carr, A., & King, C. (2024). Where less is more: Limited feedback in formative online multiple choice tests improves student self regulation. Journal of Computer Assisted Learning, 40(1), 89–103. https://doi.org/10.1111/jcal.12868

UNESCO. (2021). AI and education: Guidance for policy-makers. UNESCO. https://doi.org/10.15220/978-92-3-100453-4-en

Valdez, M. T. C. C., & Maderal, L. D. (2021). An Analysis of Students' Perception of Online Assessments and Its Relation to Motivation towards Mathematics Learning. Electronic Journal of E-Learning, 19(5), 416-431.

Yilmaz, F. G. K., Ustun, A. B., & Yilmaz, R. (2020). Investigation of Pre-service Teachers’ Opinions on Advantages and Disadvantages of Online Formative Assessment: An Example of Online Multiple-Choice Exam. Journal of Teacher Education & Lifelong Learning, 2(1), 10–19. https://dergipark.org.tr/en/pub/tell/issue/52517/718396

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

Elena Magcalen, M. (2025). Percepção de professores de matemática sobre a avaliação eletrônica formativa para uma educação sustentável. Diversitas Journal, 10(3). https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3512