A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares

Autores

  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Maria Sonia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457

Resumo

Estudar o espaço urbano mediante o fenômeno do processo de segregação ligado à especulação imobiliária requer pesquisas exaustivas e cuidadosas, considerando a organização espacial da cidade de União dos Palmares, sendo de fundamental importância para explicar as dinâmicas socioespaciais. O objetivo principal deste artigo visa analisar a especulação imobiliária e os processos de segregação das ruas do centro localizadas no entorno do cemitério de União dos Palmares. A metodologia é baseada em estudos Corrêa (1995), Carlos (2005) e Santos (2013) e estudos empíricos do centro. A coleta de dados foi feita através aplicações de questionários, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados obtidos constatam que pela aproximação do centro em relação ao cemitério provocou uma elevação dos preços imobiliários e como consequência o fenômeno de segregação espacial por diversos fatores intensificados pelo financiamento da compra de casas pela Caixa Econômica Federal e a proximidade do comércio local em relação as ruas do entorno cemitério. Consideramos que a formação dessas ruas se deu por um processo de segregação logo após ocorreu outro fenômeno que foi a especulação imobiliária que elevou os preços dos imóveis. A Caixa Econômica Federal foi então um veículo facilitador dessa reorganização financiando e promovendo as compras e causando o deslocamento dos antigos moradores para outros bairros mais periféricos ou até mesmo a migração para outras cidades.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Alagoas -UNEAL- campus V; Integrante do Grupo de Estudos Territoriais- GETERRI, coordenado pelo professor doutorando Reinaldo Sousa. Integrante do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos;Atualmente pesquisando, os fatores de atração e dispersão das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares.

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 8.ed.-São Paulo: contexto, 2005.

CORRÊA, Roberto Lobato, O espaço urbano. Ed. Ática S.A. São Paulo, 1995.

SANTOS, Milton A urbanização brasileira. 5ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido: Os Dois Circuitos da Economia Urbana dos Países Subdesenvolvidos. Tradução Myrna T. Rego Viana. 2ª ed., 1 reimpr, São Paulo: Editora da Universidade de São Paula, 2008..

SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2007.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Silva, M. C. N. da, Silva, R. D. L. da, Santos, M. S. M. dos, & Silva, C. de O. (2017). A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares. Diversitas Journal, 2(1), 56–61. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2