O método e o ensino da geografia

Autores

  • Maria Sonia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas http://orcid.org/0000-0002-2621-335X
  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.715

Resumo

RESUMO: O método e o ensino de geografia da educação fundamental são assuntos bastantes complexo, torna-se um relevante desafio que se permeia no atual período, considerando que é um processo de extrema importância na formação dos alunos de relevância para a compreensão dos conteúdos de geografia. Neste artigo, temos como objetivo discutir o método e o ensino do docente na geografia, considerando a importância para o processo de ensino e aprendizagem. Os procedimentos metodológicos são baseados em estudos dos PCNs (1998), além de obras teóricos Demo (2004), Morales (1997) e Trindade (2007), por meio de análises dos desafios que geram entraves nos avanços da educação de geografia. A coleta de dados foi através de aplicações de questionários aos professores e funcionários da escola para melhor detalhamento do objeto investigado com o intuito de identificar algumas possíveis soluções para os problemas dos métodos, remanescentes do tradicionalismo da educação que têm forte influência nas práticas de ensino nos dias de hoje. Os resultados apontam que devido a falta dos recursos pedagógicos e estruturas apropriadas, combinados com as metodologias tradicionais vão gerar uma deficiência do processo de ensino criando consequências relevantes aos alunos. Conclui-se que os usos de métodos inovadores podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma mais eficaz e positiva motivando os alunos a participarem ativamente na produção do conhecimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Métodos, Ensino da Geografia, PCNs.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Sonia Moura dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Graduada da Universidade Estadual de Alagoas em plena licenciatura em geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos, curso normal completo pela Escola Estadual Rocha Cavalcante.

Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduado em geografia (licenciatura plena) pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - Campus V. Integrante do Grupo de Estudos Territoriais - GETERRI, coordenado pelo professor Dr. Reinaldo Sousa. Participou do programa institucional de bolsa de iniciação á docência-PIBID do subprojeto: A Cidade no ensino de Geografia, coordenado pelo professor doutorando Clélio Cristiano dos Santos. Atualmente pesquisando, as dinâmicas territoriais das atividades do circuito inferior da economia urbana de União dos Palmares. 

Maria Camila Nunes da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciada em geografia pela universidade estadual de Alagoas (UNEAL). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação, cultura e meio ambiente atualmente é docente de geografia na rede municipal. Foi Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência coordenado pelo doutorando Clélio Cristiano dos Santos onde desenvolveu parte de suas pesquisas envolvendo o ensino de geografia. 

Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS

Doutorando do Curso de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES/RS, Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Especialização em Recursos Hídricos-UFSC/UFAL, graduação em geografia e Gestão Ambiental. É pesquisador dos Grupos de Pesquisas em Geografia - GRUPEGE - Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL e Biogás: Estudos de diferentes Substratos - Universidade do Vale do Taquari-UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de resíduos Sólidos, Biogás, lixão, aterro sanitário, consórcio intermunicipal, geografia e meio ambiente, impactos ambientais, recuperação de lixões, cemitérios e necrochorume. 

Referências

CAVALCANTE, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos - ed. 16ª, Campinas: Papirus, 1998

DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. 13º ed. Vozes. Petrópolis, 2004.

MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999. 167 p.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e. Terra, 1996. – (Coleção Leitura).

MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo: Brasil, 1999.

PERRENOUD, Fhilippe; PAGUAY, Leopold. (Org.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2001.

PRODANOV, C. C.; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Subprojeto a cidade no ensino de geografia disponível em http://projetopibid2014.wixsite.com/geografia/galeria-4-monsenhor. Acessado em 10/07/2018

TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.(Org). Discutindo geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.

SILVA, R. D. L.; et al. O ensino da geografia e a prática docente. In: 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1º ed. Arapiraca. Anais... Universidade Federal de Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: http://www.progep.ufal.br/seer/index.php/cipar/article/view/1993. Acesso em: 10/06/2015

Downloads

Publicado

2019-06-04

Como Citar

Santos, M. S. M. dos, Silva, R. D. L. da, Silva, M. C. N. da, & Silva, C. de O. (2019). O método e o ensino da geografia. Diversitas Journal, 4(2), 511–520. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v4i2.715

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2