Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i3.552Abstract
RESUMO: No mundo moderno, o ensino de matemática vem sofrendo diversas modificações na sua forma de ser apresentada nas bancas escolares. Atualmente, existe uma preocupação dos educadores em criar meios de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem de matemática, através de novas técnicas em sala de aula. Observa-se que, em muitos casos, o ensino da matemática fica preso a sequências padrões que nos leva a um leque de fórmulas decorativas e sem utilização imediata na vida prática. Objetivou-se com este trabalho sugerir a utilização do Raciocínio Lógico Matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através do estudo das operações aritméticas: somar/subtrair.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática. Raciocínio Lógico Matemático. Operações Aritméticas.
ABSTRACT: In the modern world, the teaching of mathematics has undergone several modifications in the form of being presented in the school benches. Currently there is a concern of educators to create ways to improve the process of teaching and learning math through new techniques in the classroom. It is observed that in many cases, the teaching of mathematics is stuck to standard sequences that lead us to a range of decorative formulas and without immediate use in practical life. This work aims to suggest the use of Logical Mathematical Reasoning in the development of the intellect of children through the study of arithmetic operations: add / subtract.
KEYWORDS: Mathematics Teaching. Logical Mathematical Reasoning. Arithmetic Operations..
Metrics
References
ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos. São Paulo: Papirus, 1998.
BAPTISTA, Makilim N.; AMADIO, Andréia; RODRIGUES, Elen C. et al. Avaliação dos hábitos, conhecimentos e expectativas de alunos de um curso de psicologia. Psicologia Escolar e Educacional., vol.8, n.2, 2004, p.207-217.
BARROS, Silva G. Célia. Psicologia e Construtivismo. 1 ed. São Paulo:Ática,2002.p.106-109.
CASTRO, Ana Elisa Ferreira de; YAMAMOTO, Oswaldo H.. A Psicologia como profissão feminina: apontamentos para estudo Estudos de. Psicologia. (Natal) , v. 3, n. 1, 1998.
CASTRO, Ulisses. O raciocínio lógico-matemático e o desenvolvimento moral. Curitiba,2001.Disponível em: <http://www.aprendebrasil.com.br/articulistas/artigo0012.asp>.
CATTELL, R. B. ; CATTELL, A. K. S. Teste Equicultural de Inteligência. Rio de Janeiro: CEPA, 2002.
DAVIDOFF, Linda L. Introdução à Psicologia. Tradução Lenke Perez. 3 ed. São Paulo: Makron Books, 2001.p.253.
LEITE JR., Geraldo Mendes. Fundamentos de Raciocínio Lógico Matemático. 2009.
MATTOS, Sandra. M. N. (n.d.). O Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático: possíveis articulações afetivas. Disponível em: <http://www.uff.br/var/www/htdocs/dalicenca/images/artigo5.pdf>
PRAXEDES, Walter. Fatores que influenciam o desempenho no Ensino Superior e a proposta de cotas para alunos negros. Maringá, dez.2003. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/031/31praxedes.htm>. Acesso em: 22 out.06.
PONTES. Edel A. S. Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico. Diversitas Journal, v. 2, n. 1, 2017, p. 160-170.
RODRIGUES, Amariles Alves; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; ROAZZI, Antonio Raciocínio lógico na compreensão de texto. Estudos de. Psicologia. (Natal). Natal, v. 7, n. 1, 2002.
ROSA, Merval. Psicologia Evolutiva. 6 ed. Petrópolis: Vozes,1993, p.114.
SANTOS, Allan G. dos. A falta de empatia no ensino de matemática: um estudo da prática docente e sua afinidade com a área de formação. Diversitas Journal, v. 1, n. 1, 2016, p. 33-40.
SILVA, Ana K. V. da; BORDA, Sandra M. P. Jogos matemáticos: possíveis contribuições do lúdico à alfabetização de jovens e adolescentes. Rio Grande do Norte. Disponível em <http://www.prac.ufpb.br/anais/anais/educacao/jogosmatematicos.pdf>.
STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
UJIIEA, Najela T.; BRUMB, Wanderley P.; PINHEIROS Nilceia A. M.; CIAPPINAC Jussara R.; SILVA Sani de C. R. da; Os Conhecimentos Prévios de Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental: O Que é Matemática? De Onde Ela Veio? Como Seria um Mundo sem Matemática? ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., v. 10, n.1, 2017, p. 57-73.
VASCONCELOS, Marcelo C. de; Um estudo sobre o incentivo e desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, através da estratégia de resolução de problemas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção. Florianópolis, dezembro de 2002.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Edel Alexandre Silva Pontes, Thiago Araújo Pontes, Luciano Martins da Silva, Janaina Rodrigues de Miranda, Janaine Ferreira dos Santos, Isabelle Alves de Amorim
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”