v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade

					Visualizar v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade

Com muito prazer trazemos-lhe mais um número Diversitas Journal.  Neste número 3 do volume 7, apresentam-se 62 artigos de muito esmero e responsabilidade de nossos autores em diversas universidades espalhadas pelo Brasil.  Viajamos pelas Ciências Biológicas, Agrarias, Ambientais, Saúde Humanas, e segue com Linguística e Literatura, Educação e ensino, o segundo numero do Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP e temos uma discussão no formato autoentrevista.

Esperamos que sejam de seu interesse nossos temas apresentados, para o bem da sociedade como frutos daqueles que se debruçam na construção de um mundo melhor oferecendo seus conhecimentos e seu tempo pessoal e de grupo de pesquisa. 

Equipe Editorial

Publicado: 2022-07-02

Ciências Agrárias

  • Caracterização e divergência genética de variedades crioulas de feijão

    José Abílio Ferro Bisneto, Daniella Barros Teixeira, Rodrigo Gomes Pereira, Marcelo Cavalcante, João Bosco Silva Júnior
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2314
  • Cianeto livre em amostras de tucupi comercializados em Santarém-PA, Brasil

    Marcia Mourão Ramos Azevedo, Igor Feijão Cardoso, José Augusto Amorim Silva do Sacramento, Emerson Cristi de Barros, Arthur Abinader Vasconcelos, Paulo Sérgio Taube Júnior
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1919
  • Emprego de Calotropis procera no controle de Meloidogyne incognita raça 2 em tomateiro

    Natalia de Jesus Ferreira Costa, Carmem Dolores Gonzaga Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2074
  • Espécies de Colletotrichum associadas à antracnose em maracujazeiro fruit no Brasil.

    Jackeline Laurentino, Luiz Eduardo Monteiro Lopes, janaíne Rossane Araujo Silva-Cabral, Jaqueline Figueredo de Oliveira Costa, Gaus Silvestre de Andrade Lima, Iraildes Pereira Assunção
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2162
  • First report of Meloidogyne javanica on Celosia argentea in the Northeast of Brazil

    Mayara Castro Assunção, Francisco Jorge Carlos Souza Junior
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2326
  • Germinação e desenvolvimento pós-seminal de cambuí (Myrciaria floribunda (H. West Ex Willd.) O. Berg.) in vitro

    Hilda Rafaella da Silva Santos, Leila de Paula Rezende, Tatiana de Lima Salvador, Ana Rosa de Oliveira Farias, Débora Sofia Pimentel de Oliveira , Eurico Eduardo Pinto de Lemos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2283
  • Inventário de ninhos de abelhas sociais sem ferrão em uma área antropizada

    Jamynne Mattos Albernaz, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, Fabiane de Lima Silva, Anderson Cristiano Neisse, Irana Paim Silva, Maria Angélica Pereira de Carvalho Costa, Cerilene Santiago Machado, Geni da Silva Sodré
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1810

Ciências Biológicas

Ciências Ambientais

  • Impactos socioambientais de parques eólicos no Brasil uma revisão da literatura

    Luzia Ferreira da Silva, Romário Nunes da Silva, Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Luciano Pires de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2004
  • Estimativa teórica de geração de biogás do futuro aterro sanitário da microrregião das chapadas do alto Itapecuru - MA

    Maria Clara Oliveira da Silva, Tiago Sandes Costa, Francisco Pereira da Silva Júnior
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1908

Ciências da Saúde

  • Relação da testosterona e o bem-estar na promoção do equilíbrio na saúde feminina

    Sâmela Aparecida Oliveira Souza, Luana Pereira Ibiapina Coêlho , Allan Bruno Alves de Sousa Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2063
  • Os Impactos da Pandemia na Saúde Mental de Estudantes de Ciências da Saúde The impacts of COVID-19 pandemic on the mental health status of students of health occupations.

    Bianca Seixas Campêlo, Weslayne Medeiros da Silva, Jefferson Cavalcante de Lima, Mara Cristina Ribeiro, Juliane Cabral Silva, Adriane Borges Cabral
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2111

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • A importância dos conteúdos geomorfológicos no cotidiano da cidade uma análise do livro didático do 6º ano

    Jaelson Lopes, Claudia Aquino
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1823
  • A Rede Global de Produção Mineral e o corredor mineral de amianto no Sertão Alagoano

    Jackson Belo Pereira, Matteus Freitas de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2032

Educação e Ensino

  • Modelização da anatomofisiologia das glândulas mamárias como estratégia para o ensino remoto de biologia

    Lais Tener Lima, Amanda Tener Lima, Luciana Tener Lima, Heloísa Barbosa Gracindo, Adevan dos Santos Nicandido Filho, Daniella de Souza Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2048
  • A relevância da formação inicial e continuada para o processo de constituição do professor crítico-reflexivo

    Cindia Maria Braga Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2144
  • Aspectos da educação ambiental em duas escolas de Aracaju/SE

    Denis Rocha Calazans, José Gicelmo Melo Albuquerque, Elton Barros do Nascimento, Helder Henrique Jacovetti Gasperoto, Diana Socorro Leal Barreto
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1761
  • Cuidados durante a Pandemia: uma abordagem sobre saúde mental para escolares do ensino básico

    Érika Sirqueira Cesário Gomes, Dayane dos Santos Silva, Natália Alice Silva, Claudimary Bispo dos Santos, Jaqueline dos Santos Ferro
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2169
  • “É necessário quebrar os padrões, é necessário abrir discussões...”: Docências, dissidências de gênero e sexualidades Human rights, teaching and gender and sexuality dissidences

    Ariane Rafaela de Freitas, Patrícia Fortes de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2088
  • Ensino remoto na Educação Básica: convicções sobre as aulas de Química na pandemia de COVID-19

    José Ilson da Silva, Luan Silva dos Santos, Ericleia da Silva Oliveira, Juliana dos Santos Natividade, Vanilson da Silva Santos, Lady Jane Farias de Lima, José Atalvanio da Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1864
  • Ginástica laboral: as contribuições da teoria freiriana e da concepção construtivista de Antoni Zabala

    Josimar Barbosa dos Santos, Edel Alexandre Silva Pontes Pontes, Eduardo Cardoso Moraes
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2141
  • Impactos da Covid-19 na frequência de estudantes em uma escola de educação básica em Arapiraca-AL

    Edlânia Nunes dos Santos, Valdelice Ferreira dos Santos, Teresa Cristina Gomes Oliveira, Josefa Eleusa da Rocha
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2308
  • Inclusão no Ensino da Língua Inglesa: Uma Revisão Bibliográfica

    Gleisiane Silva Batista, Sanadia Gama dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2083
  • Jovens e Adultos no Semiárido Alagoano mediações e táticas cotidianas de resistência ao analfabetismo

    Lucas Pereira da Silva, Marinaide Lima de Queiroz Freitas
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2044
  • Multimodalidade: concepções e saberes dos professores dos anos iniciais

    Isabel lopes Fonseca, Erisson Jordan Ferreira Fonseca, Elizate Santos Balbino
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2059
  • O lugar nas aulas de geografia: a perspectiva dos educandos de uma escola de Garanhuns - PE

    Clelio Santos, Areli Andrade, Diana Souza
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.1714
  • Extração de pigmentos vegetais em aulas virtuais de fisiologia vegetal

    Leonardo da Silva Santos, Giselle Silva de Souza, Dacio Rocha Brito
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2043
  • Representações sociais pelos povos indígenas Xucuru-Kariri Contributos curriculares para a Matemática

    Natercia de Andrade Lopes Neta, Maria Elvira de Siqueira Faustino Ferreira, Vandeilton Galdino Ciriaco
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2047
  • Ser mulher em exatas representações desenvolvidas no ambiente escolar

    Cristiane Cabral Teixeira da Silva, Andrea Pereira da Silva , Natercia de Andrade Lopes Neta
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2046

Linguística e Literatura

  • Fausto Neto e a virada nos estudos da Literatura de Cordel O divisor de águas no Cordel

    José Nogueira da Silva, Moisés Monteiro de Melo Neto
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2354
  • A abordagem social de linguagem em questões de concurso: implicações da Linguística Aplicada um olhar para questões de concurso para professor de Língua Portuguesa

    Silvio Nunes da Silva Júnior, Mariana Galdino Santana
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2087
  • Formação leitora no 5º ano do ensino fundamental: uma revisão da literatura em dissertações da plataforma CAPES

    Danillo da Silva Feitosa, Flávia Colen Meniconi, Alison Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2363
  • Isaías Caminha e Gonzaga de Sá: personagens de Lima Barreto à luz do materialismo lacaniano

    Maria Betânia da Rocha de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2362
  • Operadores argumentativo-discursivos na/para construção de sentidos em “O viés da burrice ou uma questão de deboche”

    David Christian de Oliveira Pereira, Zelinda M. A. Pinheiro
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2026

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP

  • Apresentação Dossiê: Relatos de Experiências no Âmbito do PIBID e PRP

    Adelmo Fernandes de Araújo, Adriana Cavalcanti dos Santos, Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano, Jacqueline Praxedes de Almeida, Maria Danielle Araújo Mota, Maria Lusia de Morais Belo Bezerra, Wanderson Rodrigues Morais
  • A importância do PIBID na formação dos discentes de Geografia: relatos de experiências na pandemia

    Érico Lima, Paula Lindo, Vanessa Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2202
  • A Residência Pedagógica e o Ensino Remoto: Os impactos na aprendizagem de Química em Manaus-Amazonas

    Renato Ferreira Hosanah, Larissa Martins de Souza, Ercila Pinto Monteiro, Mirela Cristina de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2217
  • Ações pedagógicas promovidas por residentes de Geografia no ensino remoto o uso de ferramentas digitais

    Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira, Marllon Cunha Cunha Abreu Rocha, Zig Marley Rose Berg Costa, Luciane Silva de Carvalho, Maria Luzineide Gomes Paula
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2235
  • As adversidades do ensino de química durante o período de pandemia da COVID-19: relato das experiências vivenciadas vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no estado Amazonas

    Jardson dos Santos Reis, Douglas Dário Miranda Rabelo, Felipe de Sá Machado, Renato Ferreira Hosanah, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2262
  • Criação de podcasts para alunos com deficiência visual durante o ensino remoto

    Aline Guerrera Santos da Silva, Camila Carvalho Caproni, Carla Aparecida da Costa, Fabiana Lucio de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i2.2241
  • Discurso político, ações e estratégias docentes durante a pandemia em uma escola municipal de Fortaleza

    Roberto Soares, Jenifer de Castro Fonseca, Marco Aurélio Jarreta Merichelli
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2232
  • Ensino de História e Direitos Humanos

    Marcelo Albuquerque, Stéphany Silva, James Santiago, Sheyla Farias Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2259
  • Formação de professores de Matemática na pandemia: legados do Programa de Residência Pedagógica da UFRN legacies of the UFRN Pedagogical Residency Program

    Luís Fernando Mesquita de Lima, Willemberg Oliveira da Silva, Suzy Kelly da Silva, Giselle Costa de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2156
  • Formação docente e ensino remoto emergencial experiências didáticas no Pibid/Sociologia

    Jordânia de Araújo Souza, Júlio Cezar Gaudencio, Leila Samira Portela de Morais, Lúcia de Fátima Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2216
  • Gênero textual redação do Enem : sequências didáticas aplicadas por pibidianos no ensino médio

    Mychel Arthur Martins França, Maria Vitória dos Santos Moura, Iraci Nobre da Silva, Eduardo Leite Oliveira dos Santos, Gisely Martins da Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2227
  • Mediação de ensino por meio do aplicativo WhatsApp: reflexões pibidianas

    Ariane Regina Ribeiro Sapucaia, Cleonice Maria Ferreira de Carvalho, Joel Marcos da Silva Santos, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Maria de Fátima das Montanhas Avelino
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2272
  • O documento histórico como instrumento pedagógico possiblidades e experiência

    Alice Nascimento de Souza, Sheyla Farias Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2261
  • O ensino remoto na educação infantil: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia

    Denson André Pereira da Silva Sobral, Ellen Carla Gomes dos Santos, Eliada Islley do Vale Silva, Mara Alves Feitoza, Alaine Barbosa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2236
  • O papel da família na aprendizagem matemática durante o ensino remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica

    Johnatan Silva dos Santos, Marcos Vinícius de Oliveira da Silva, José da Silva Barros, Simone Silva da Fonseca, Cristiano Marinho da Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2279
  • Pibid/Espanhol, diversidade cultural e experiências decoloniais de ensino um novo olhar sobre o “outro”

    Flávia Colen Meniconi, Danillo da Silva Feitosa, Andrey Ronald Monteiro da Silva, Lara Beatriz Marques Batista dos Santos, Taynara Grêsse Barbosa da Cunha, Aline Cristina Nascimento de Melo
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2215
  • Práticas de leitura na infância: contação de histórias e leitura mediada em tempos pandêmicos

    Cristina Hill Fávero, Yasmin Silva Onofre, Camila Loschi Rosa de Melo, Maxiele Marlúcia Ferreira de Lourdes, Milena Silva e Souza
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2225
  • Projeto PSICOVIDA: um relato de experiência vivenciado pelo PIBID biologia

    Carlos Petrúcio Silva dos Santos, Natalia Alice Silva, Dayane dos Santos Silva, Érika Siqueira Cesário, Jaqueline dos Santos Ferro, Claudimary Bispo dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2179
  • Quilombo Candendês: Garimpando histórias através da atuação do PIBID

    Cristina Hill Fávero, Gabriela Cristina Vieira, Caroline Mariane Almeida, Bruna Vitória de Carvalho, Tayná Santos Presotti, Vitória Viviane Aparecida de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2224
  • Residência Pedagógica em Química: Reflexões sobre os desafios e as vivências na implantação e ambientação durante o período da pandemia

    Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2268
  • Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia

    Denson André Pereira da Silva Sobral, Maria Elizabete Gomes, Jáfia Nunes Ribeiro dos Santos, Khadija Xavier dos Santos, Ana Júlia dos Santos Siqueira
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2243
  • Sequência didática: Gamificação como estratégia para o ensino de Evolução Humana no âmbito do PIBID

    Israel Silva Cruz, Bruno Gomes dos Anjos, Ana Cristina Santos Duarte
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2213
  • Um relato de experiência sobre a utilização de rubricas no programa residência pedagógica

    Eliel dos Santos Silva, Eloysa Alves de Almeida, Emily Alves de Almeida, Juliana Oliveira de Santana Novais, Maria Edna Porangaba do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2174
  • Vivências docentes em tempos de pandemia: o ensino sobre racismo estrutural na literatura brasileira

    Adriana Cintra de Carvalho Pinto, Karina Bittencourt dos Santos, Lara Oliveira e Silva
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2173

Entrevista

  • Reflexões sobre o processo de formação doutoral: uma peregrinação voluntária

    Augusto Ferreira Ramos Filho
    DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2288